segunda-feira, maio 20, 2024
InícioDestaquesOtelio Drebes palestrou no Paroquial

Otelio Drebes palestrou no Paroquial

350 pessoas de Passo do Sobrado e Vale Verde estiveram presentes no evento

- Publicidade -

Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes, esteve em Passo do Sobrado proferindo uma palestra motivacional na noite da última quinta-feira, dia 28 de novembro, junto ao Salão Paroquial.

O empresário compartilhou suas lições de vida e como construiu o seu império a partir de valores empresariais humanizados.

Otelio Drebes, aos 85 anos, é um gestor visionário que já compartilhou seus ensinamentos de vida em mais de 130 palestras nos últimos dois anos, para mais 60 mil pessoas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

- Publicidade -

Drebes passou a se dedicar a palestras quando finalizou o processo de governança das Lojas Lebes em 2016, mas, sempre ativo, ainda divide a rotina de palestras semanais com a presidência do Conselho Administrativo da empresa.

Otelio Drebes emergiu no mundo dos negócios com apenas seis anos, vendendo rapaduras feitas pela mãe e há mais de 60 anos fundou o primeiro embrião da Lebes no interior do Rio Grande do Sul.

Atualmente, a Lebes tem 160 lojas no Rio Grande do Sul e conta com mais de 3.000 colaboradores.

- Publicidade -

Drebes também promoveu em 2018 e 2019 o Prêmio Fala Professor!, concurso que foi um sucesso para valorizar o professor gaúcho.

Segundo a secretária de Educação Liziane Etges, “foi um evento voltado ao comércio, lideranças e agricultores do município de Passo do Sobrado, buscando incentivar as pessoas a buscarem seus sonhos.

Em entrevista com Otelio, ele contou a reportagem do Jornal Gazeta Popular, que após a sua aposentadoria, “chegou um momento, que precisa entregar o bastão. Precisei entregar a presidência ao filho mais velho. Aos 82 decidi fazer palestras, mas não como qualquer um, tinha que ser o melhor. Nunca pensei pequeno, sempre pensei grande. Mas foi tão bom, recebo tanto carinho, que essa noite não vou dormir. Não cobro para fazer as palestras, é grátis, e todos os meus amigos vão ganhar uma janta grátis. Quero devolver para o meu povo um pouco do que ele já me deu”, disse Otelio.

Durante a entrevista, Otelio lembrou que vinha muito a Passo do Sobrado. “Uma saudação a Passo do Sobrado e Vale Verde, tenho amigos aqui, os Gelsdorf, um abraço. Ali, comprei muito arroz, eu tinha engenho de arroz. Vinha aos domingos, comia churrasco, feijão mexido feito pelas esposas, era muito bom. Um beijo para eles”, comentou.

Perguntado se recordava de como era o Passo do Sobrado, Otelio disse, “eram poucas casas, um lugar simples, mas hoje está muito bonito, bem organizado. Uma cidade limpa, sem lixo pelas ruas. Estão de parabéns”, disse Otelio.

Otelio comentou que foi uma emoção muito grande para ele, a recepção que teve na Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado. “Foi muito bonito, nunca vi tanta gente me recepcionando. Mais de 30 pessoas”, disse Otelio.

Tema lições de vida de Otelio

“Não tenho estudo, até o 6 anos não sabia falar o português. Mas sempre trabalhei. Sempre fui o primeiro a chegar. Sempre cumpri com o horário, foi marcado 19h30 iniciará no horário. O horário é para cumprir, assim é a minha vida. Tem que ter persistência, gosto de desafios”, disse Otelio.

“Vou revelar algo importante. Não dá para parar, não importa, a idade. Estou vivendo nos meus 85 anos, o meu melhor momento da vida. As pessoas precisam fazer as coisas com carinho, dedicação, esse é sucesso. Não tenho tempo para pensar em envelhecer”, disse Otelio.

A mensagem que Otelio deixa para Passo do Sobrado e Vale Verde é que as pessoas “precisam ser persistentes. Acredite em você a cidade vai crescer, faça as coisas acontecer que o sucesso virá”, finalizou.

otelio web

Saiba Mais

Na certidão, Otelio Drebes. Gosto do meu nome, escolhido por meu pai, com aval da minha mãe. Decisão importante esta do nome, pois você o carregará para sempre. Mas quem você é vai além. São os registros que você vai deixando pelo caminho desde a eternidade.

Com mais de 85 anos, continuo me sentindo um menino. Não porque negue a idade e o valor que o passar dos anos trouxe para minha vida, mas pelo viver o agora, com vontade da descoberta, me reinventado com alegria e simplicidade. Como faz uma criança, intensa e completamente feliz.

Se pensar que, aos 6 anos, não sabia falar uma palavra em português e que, hoje, estou decidido a desbravar o mundo das palestras, sinto-me um vitorioso. Pleno, cheio de vontade de viver, tenho na memória o dia exato em que tinha jeito para negociar. Na colônia gaúcha, caminhava mais de 4km para vender rapadura. E já sentia o gosto de ganhar dinheiro. Foi ali que me deparei com toda a complexidade de um negócio, desde a escolha da matéria-prima ideal até lidar com a concorrência.

Daí para fundar a Lebes, minúscula no começo, até transformá-la em uma grande rede de varejo, com 60 anos de existência, muitos rios atravessei. Organizar um processo de governança, preparar a empresa para mais 50 anos e fazer meu sucessor é algo que me orgulha e emociona. Mas, se tivesse que escolher algo que me move, é o “gostar de gente”.

Falam tanto em segredos e dicas, há obras e obras dedicadas a ensinar como ser bem-sucedido e feliz. Para mim, é muito simples. Tudo passa por isto: gostar de gente, escutar, dar oportunidade, agradecer, se comunicar, ser ávido em aprender e se desafiar. Em qualquer tempo. Persistência é meu lema. Nada será impossível para quem a possui.

A família é o meu maior tesouro – casei cedo, tenho três filhos lindos, 6 netos, 2 bisnetos e uma história bonita que durou 48 anos. Despedidas fazem parte, como também oportunidade de construir uma nova história, ao lado de alguém especial, que me faz feliz. Minha escola foi e continua sendo a vida. Tenho muitos projetos por vir. Bastante a realizar. Mas, como sempre digo, dando um passo de cada vez, com agilidade. E sempre para frente.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS