Durante a última sessão do Legislativo de Vale Verde foi a votação o Projeto de Lei de autoria do vereador Antonio Augusto (Guga)-PDT, que denomina de Hugo Froemming o futuro Complexo Esportivo Municipal que será construído pela prefeitura de Vale Verde, no final da Rua Assis Brasil e início da Estrada dos Alambiques.
O Projeto foi debatido durante varias sessões e gerou até discussões acaloradas entre os vereadores, com pedidos de vistas por parte dos vereadores da oposição.
Na justificativa do projeto o vereador Guga disse que o Complexo Esportivo Municipal será um dos maiores empreendimentos do município. No quesito territorial é a maior propriedade já adquirida destinada ao desporto e entretenimento, é com certeza a maior obra pública que o cidadão poderá utilizar, neste segmento. Portanto, nada mais justo que um dos maiores e mais ilustre cidadão que já viveu no nosso município receba esta homenagem, além do mais, esta propriedade não foi adquirida pela administração por intermédio de doação, ou seja, ela foi comprada com recursos próprios.
O nome de Hugo Froemming como de conhecimento público e inquestionável é do nosso primeiro prefeito, embora este fato, já é motivo para tal honraria de homenagem, vale destacar que Hugo Froemming teve uma vida irretocável, exemplo de honestidade, humildade, generosidade, simplicidade cristã, como patriarca construiu uma família, cujos, descendentes seguiram o seu exemplo de caráter, Hugo foi um empreendedor, comerciante dono do mais tradicional supermercado de Vale Verde e que nunca deixou ninguém mal, sempre usou o padrão samaritano de aprovação de crédito nas suas relações comerciais, participou ativamente do esporte municipal, tanto como atleta, assim como entusiasta e apoiador do desporto, foi uma figura importante e deixou suas contribuições na comunidade religiosa que participava e comunidade civil.
Mesmo que este projeto, possa parecer inusitado pela questão de estar nomeando um complexo que ainda não inaugurou, é porque, um nome como “Hugo Froemming” é forte o suficiente e dignifica tal atitude de nomeação, sendo que não há legislação, que proíba que seja garantida, antecipadamente, nomeação para obra a ser inaugurada.
Durante a votação a Vereadora Sandra manifestou seu voto contra o Projeto alegando que não era uma homenagem e sim uma compensação pela troca do nome do Ginásio Municipal que por projeto do vereador Guga deixou de se chamar Hugo Froemming e passou a chamar-se Olivia Kappel.
A vereadora Cecília disse que independente de quem fosse o nome seu voto seria contra, pois ainda não existe nenhuma pedra de alicerce no local onde será construído o complexo Esportivo, por isso não haveria necessidade de já se colocar nome.
O vereador Guga disse que estava com sua consciência tranquila, que esse projeto de lei não é uma compensação do outro, que alterou o nome do Ginásio Municipal, que esteve conversando com o Pedro Froemming, filho do ex-prefeito Hugo, quando elaborou o Projeto da troca de nome do Ginásio Municipal, “e o Pedro disse que não seria contra a alteração do nome do Ginásio, e que no momento que tivesse outro empreendimento público no município, se quisesse, então que fosse colocado o nome do seu pai, e isso é o que estou propondo agora”.
O Projeto que denomina o futuro Complexo Esportivo como Hugo Froemming foi aprovado por 6 votos a favor e 2 votos contra.