domingo, abril 28, 2024
InícioRegionalTroca de mudas por brinquedos e slogan serão os primeiros projetos da...

Troca de mudas por brinquedos e slogan serão os primeiros projetos da Agenda 2030

Assembleia de prefeitos realizada em Sinimbu definiu as primeiras ações que serão implementadas pelo Planejamento Estratégico da Agenda Ambiental Cisvale 2030; iniciativas focam na mobilização regional

- Publicidade -

 

Sinimbu – O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) definiu, em assembleia com os prefeitos da região, os primeiros dois projetos da Agenda Ambiental 2030 que devem ser iniciados ainda neste ano. A criação de uma marca – com slogan para a ação – e a troca de mudas de mudas de plantas e flores por brinquedos, para realização de uma ação social regional de Natal foram definidos como as primeiras medidas. Ao todo, serão 30 projetos executados nos próximos sete anos para viabilizar o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente da região. O encontro ocorreu em Sinimbu, na abertura da 19ª Exposin, na última sexta-feira, 10.

Segundo o presidente do Consórcio, Gilson Becker, a intenção é dar a arrancada no conjunto de ações pensadas pela Agenda Ambiental Cisvale 2030, envolvendo diretamente a comunidade. “Com estas duas ações têm em particular o envolvimento regional. A criação do slogan se dará por meio de um edital público, com a participação de toda a nossa comunidade. Já a troca de brinquedos por mudas e plantas de árvores, se transformará em uma grande ação social para o Natal”, pontua.

- Publicidade -

Becker explica que a mobilização deverá envolver as escolas e será executada por meio da Câmara Setorial do Meio Ambiente. “A ideia é que possamos, ainda neste ano, desenvolver estas atividades. Já estamos em contato com entidades e empresas para juntarem-se ao Cisvale, na forma de parceiros, viabilizando a execução destes dois projetos”, ressalta o presidente.

Durante a assembleia, Becker também destacou a atuação do Mama Móvel – unidade móvel de mamografia digital – contratada pelo Cisvale para atuação nos 17 municípios consorciados durante o mês de outubro. “Ao todo, foram realizados mais de 800 exames. Destes, 600 foram custeados pelo consórcio, os demais, contratados pelos municípios que aproveitaram a ação para reduzir a fila de espera de mamografias”, avalia o presidente.

Sinimbu recebe utilitário do Cisvale

- Publicidade -

Durante o evento realizado na abertura da 19ª Exposin, em Sinimbu, a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente recebeu do Cisvale um veículo utilitário para auxiliar no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado em oito agroindústrias do município e em um abatedouro bovino e suíno instalado em Sinimbu.

Conforme a prefeita Sandra Backes, a caminhonete será muito útil para o trabalho técnico no controle e sanidade de produtos de origem animal. “O município necessita desta ajuda pois realiza toda esta fiscalização junto das empresas. Para nós é motivo de comemoração recebermos esta doação durante a celebração dos nossos 32 anos de emancipação política”, confirma.

Desde 2017 o Cisvale atua na área da fiscalização sanitária, por meio do programa instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para equipar os Serviços Municipais de Inspeção Sanitária. Desde então, foram adquiridos 12 veículos. O último deles, repassado na sexta-feira, 10, para a Prefeitura de Sinimbu.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS