A pedido
O vereador Selmo Fagundes, destacou nesta semana, no seu pronunciamento, que observou a situação em que se encontra a Secretaria de Obras, pois a estiagem vem castigando a região, mesmo diante de chuvas recentes.
Selmo, demonstrou a sua preocupação quanto à estiagem. Disse ter pouco conhecimento em redes sociais, mas está buscando informações sobre a agricultura familiar na região.
Selmo informou que o Governador Eduardo Leite acatou apenas o decreto de um município da região, em todo o Rio Grande do Sul. Questionou onde está o presidente da Amvarp, sugerindo ao Executivo que este agende uma reunião com os prefeitos da região para assim levar ao Governador a situação da agricultura familiar, de forma geral.
Selmo relatou ser muito triste avistar as lavouras no estado em que se encontram atualmente. Espera que os prefeitos da região se manifestem conjuntamente com o presidente da Amvarp. Alertou aos próximos prefeitos e também aos atuais quanto à situação que se estenderá às futuras gestões.
Selmo explicou que toda a produção de soja, milho, tabaco e feijão já estão defasadas neste ano devido à estiagem. Relatou ter assistido a uma reportagem onde a Ministra da Agricultura informou que todas as dívidas dos produtores serão renegociadas para cento e cinquenta dias. Disse que gostaria de perguntar a mesma se uma vaca dá cria nesse período, ou ainda, se é possível plantar e colher fumo para depois vendê-lo nesse tempo; se o plantador de soja consegue plantar, colher e depois vender sua produção dentro desse prazo.
Selmo questionou o que adianta o colono renegociar a dívida em cento e cinquenta dias, pois problemas virão ao município, colocando a situação aos colegas vereadores e à população.
Selmo, fez um pedido de indicação ao Prefeito para que ele tome providências junto aos demais prefeitos da região e presidente das Amvarp, pois somente assim as demandas chegarão até o Governador.