domingo, abril 20, 2025
InícioPolíciaVale do Rio Pardo é uma das regiões com maior número de...

Vale do Rio Pardo é uma das regiões com maior número de feminicídios em 2024

Mapa dos Feminicídios foi divulgado nesta terça-feira,21, pela Polícia Civil gaúcha

A Polícia Civil gaúcha divulgou nesta terça-feira, 21, o Mapa dos Feminicídios referente ao ano de 2024. Foram 72 casos de feminicídios consumados registrados em 50 municípios gaúchos.

- Publicidade -

Com cinco feminicídios consumados no ano passado, nos municípios de Candelária, Sobradinho, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul, a região abrangida pelo Corede do Vale do Rio Pardo foi a quarta com mais ocorrências
desse tipo no RS, ficando atrás somente dos Coredes Metropolitano, Delta do Jacuí, Sul e Rio dos Sinos.

No mapa do feminicídio demonstra o quantitativo, mês a mês, em todo o estado. Sendo janeiro o mês que liderou o número de casos, com 12. Abril foi o mês com menor índice, apenas um caso. O Mapa ainda demonstra que 72% dos agressores foram presos ou apreendidos. Até 31 de dezembro de 2024, 79% dos Inquéritos Policiais foram remetidos ao Poder Judiciário.


Ações de combate

A criação de Salas das Margaridas é uma das ações que visa atenuar a taxa de feminicídios. As Salas das Margaridas são espaços especializados no acolhimento de vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero por meio de um ambiente amplo, reservado e equipado com policiais capacitados para o atendimento às vítimas, sendo instaladas em Delegacias de Polícia que não são especializadas e são, atualmente, uma das principais políticas públicas da Instituição pelo m da violência contra a mulher.

- Publicidade -


Feminicídios em 2025

Neste ano, o primeiro caso registrado na região, aconteceu na noite do último domingo, 19, em Passo do Sobrado. Ângela Cristina Lincke, 49 anos, foi assassinada a facadas pelo próprio marido. O homem responsável pelo crime, foi encontrado com uma faca cravada no abdômen. Ele passou por procedimento médico e está internado no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), sob custódia policial. Nesta semana, um caso de tentativa de feminicídio foi registrado em Santa Cruz do Sul.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS