Na manhã da quinta-feira, 23 de maio, o governador Eduardo Leite anunciou em Estrela a construção de 538 casas definitivas destinadas às vítimas das enchentes nos Vales do Taquari e Caí. Entre os municípios beneficiados está Venâncio Aires, que receberá 40 unidades habitacionais. Essas casas serão construídas na área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), localizado em Vila Estância Nova.
A Prefeitura de Venâncio Aires recebeu o documento que autoriza a utilização do terreno na noite de quarta-feira, 22 de maio. Segundo o acordo, o município será responsável pela preparação e infraestrutura da área, enquanto o Estado se compromete a finalizar as moradias em até 120 dias após a entrega do terreno pronto.
Durante o anúncio, o governador Eduardo Leite enfatizou que o momento marca o início efetivo das obras. “Estamos assinando a ordem de início dos serviços”, afirmou. Este projeto faz parte do programa estadual “Plano Rio Grande”, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa.
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, comentou que a equipe municipal já está planejando a demolição do atual prédio do IPM e a preparação necessária do terreno. “Será rápido. Se o Governo do Estado está mostrando agilidade nesses encaminhamentos, também faremos a nossa parte”, garantiu.
As novas casas, construídas com painéis de concreto pré-moldado, terão uma área de 44m², com dois dormitórios, sala e cozinha conjugados e um banheiro.
Na primeira fase do programa, além de Venâncio Aires, outros sete municípios já definiram terrenos aptos para o início das construções. Os municípios beneficiados e o número de unidades são: Cruzeiro do Sul (40 unidades), Encantado (45), Estrela (40), Lajeado (30), Muçum (56), Roca Sales (35) e Santa Tereza (24). O investimento total na construção das moradias é de R$ 41,8 milhões.