segunda-feira, março 24, 2025
InícioGeralCelebração marcará os 80 anos da posse do Padre Rauber

Celebração marcará os 80 anos da posse do Padre Rauber

Estará completado, no próximo dia 31 de dezembro de 2019, 80 anos da celebração de posse do primeiro padre na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Passo do Sobrado, Padre José Reinaldo Rauber.

- Publicidade -

A celebração que foi conduzida pelo Cônego José Becker, vigário provincial e delegado para a posse, pelo Arcebispo D. João Becker.

Segundo consta no livro tombo, na ata de posse solene do primeiro vigário de Passo do Sobrado, o evento contou com a presença de várias autoridades, como o Prefeito de Rio Pardo Ernesto Wunderlich e João Bertram; Delegado Reissoly José dos Santos; Representantes do Juiz Oldemar Nogueira da Gama de Toledo; Vigário de Rio Pardo P. Tomaz Broggi e uma grandíssima multidão de fiéis.

O Padre José Reinaldo Rauber, nasceu em 07/04/1911 e faleceu em 12/01/1969. Filho de Nicolau Rauber e Maria Wegner Rauber, era natural de Dona Josefa, Santa Cruz do Sul. A sua ordenação Sacerdotal foi em 02/08/1936.

- Publicidade -

“Festejos expressivos e palavras reapossadas de  carinho dos diversos oradores traduziram o imenso jubilo da população pela criação da paróquia e posse do primeiro padre”, destacou na ata, o Cônego José Becker.

José Reinaldo Rauber, logo iniciou as suas atividades com o povo da paróquia. A permanência no então distrito de Rio Pardo, o Passo do Sobrado, durou 28 anos. Muitos registros no livro tombo foram feitos por ele, registrando assim, a história da Paróquia. O padre Rauber como todos o conheciam morou nos 3 primeiros meses, na casa de Carlos Preuss, até que as reformas da casa paroquial ficassem prontas.

Conta nos registros do livro tombo, que as comemorações dos 25 anos de paróquia, foram realizados junto com o dia da Padroeira. No registro feito em 13 de setembro de 1964, consta que foi criada uma comissão. Foi designado que a inspeção de saúde dos jovens de Rio Pardo, fosse realizada em Passo do Sobrado, neste mesmo momento. Um grupo de 25 meninos e 25 meninas organizaram uma homenagem a Paróquia. Relata o livro, que “devido a vários fatores, deliberou-se pelos festejos junto as comemorações da padroeira.

- Publicidade -

Já as comemorações dos 80 anos da paróquia Nossa Senhora do Rosário, iniciaram ainda em 2018, onde um grupo, passou a pensar o assunto, juntamente com as obras de reforma e restauração da Igreja Matriz. As comemorações propriamente ditas, iniciaram com a peregrinação de Nossa Senhora do Rosário, no mês de Agosto, onde a cada comunidade visitada, foram feitas intenções e pedidos para o povo da paróquia. Também foi realizado um trido, com uma missa para as crianças, para os jovens, e por fim uma missa para as famílias.

A comissão de reforma da igreja iniciou os trabalhos ainda no mês de janeiro de 2019, com a troca do telhado de toda a igreja. Por fim os trabalhos estão concentrados na conclusão da nova paisagem no entorno da igreja, onde a parte frontal está concluída, com a remoção de terras e a colocação de um pergolado em frente a igreja.

Com o trabalho de drenagem de todo o entorno da igreja, foi descoberta uma escadaria de acesso a mesma, toda soterrada. A comissão após sugestões, avaliou e achou por bem, manter preservada esta história, onde as pessoas que ajudaram a construir a igreja, acessavam tanto a porta principal como a lateral, por uma escadaria, feita de tijolos, os quais chegaram a gastar com a ação do tempo e a passagem das pessoas.

O momento é especial para a Paróquia de Passo do Sobrado, os 80 anos de posso do primeiro Padre, em um momento em que a comunidade está unindo-se em prol de recursos para a restauração do seu grande símbolo. A Igreja, a qual já foi palco de inúmero acontecimentos históricos, que a exemplo da primeira missa que reuniu as autoridades máximas do municípios, ao que ocorre agora, 8 décadas depois.

A comunidade, os paroquianos, as famílias estão sendo convidadas para este momento especial, que irá ocorrer no dia 31 de dezembro de 2019, às 20h, com a celebração, e após um show de fogos, em comemoração a data, e as conquistas da paróquia e do povo de Passo do Sobrado.

COMISSÃO DA REFORMA DA IGREJA MATRIZ

A Comissão da Reforma da Igreja Matriz de Passo do Sobrado foi instituída por decisão de Dom Aloísio Dilli, Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul, com a tarefa de proceder as reformas necessárias no templo dedicado à Nossa Senhora do Rosário, bem como no seu entorno. Tendo iniciado suas atividades no mês de janeiro deste ano, a Comissão coordenou até o momento duas etapas distintas: substituição do telhado e troca do madeiramento comprometido, e obras de drenagem com construção de jardins e acessibilidade na frente da Igreja, bem como a  definição do espaço para a futura praça lateral. Em todos estes momentos a Comissão contou com a presença constante da Arquiteta e Urbanista Roberta Lersch, a quem agradece pela inestimável colaboração.

Para realizar estas obras, a Comissão teve a autorização para vender terrenos de propriedade da Igreja. Até o momento foram vendidos 3 terrenos, o que foi suficiente para o pagamento destas etapas.

O próximo desafio será conseguir recursos em maior volume para encarar o maior desafio, que será a restauração de todo o prédio da Igreja, tanto interna quanto externamente, muito desgastado pelos mais de 80 anos de sua construção. O caminho para a busca destes recursos também será a venda de mais terrenos, o que deverá acontecer já no início de 2020, para o que a Comissão vai pedir a ajuda de toda a comunidade, motivando e divulgando os momentos da venda. Sabe-se pelos registros da construção da Igreja que ela foi erguida com o trabalho e o dinheiro dos nossos antepassados. Hoje o que se pede é que as pessoas se sensibilizem e adquiram um destes terrenos, guardados e preservados por todas as Diretorias que já passaram pela paróquia. Não fosse a preocupação e o cuidado daqueles, dificilmente hoje teríamos condições de executar estas reformas.

A Comissão da Reforma reuniu-se neste ano todas as terças-feiras, e é composta pelo Pe. José Inácio Straatmann, Valmor Lersch, Orlando Müller, Secretária Loiva Helfer Kist, Tesoureiro Luis Paulo Jacobsen e Coordenador Gilberto Weber.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS