sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEvangelho de Quinta-feira Santa: Jesus lava os pés aos Apóstolos

Evangelho de Quinta-feira Santa: Jesus lava os pés aos Apóstolos

Na solenidade da Quinta-feira Santa, recordamos a instituição do sacerdócio e da Eucaristia, dois sacramentos profundamente relacionados entre si.

- Publicidade -

A Igreja, seguindo uma tradição de muitos séculos, recomenda o rito do lava-pés durante a Missa da Ceia do Senhor, em continuidade com o evangelho que se proclama nesta celebração.

O gesto de Jesus na última ceia inspira-se num detalhe de hospitalidade comum a muitas culturas orientais, pelo uso das sandálias nas empoeiradas estradas destas terras. No Antigo Testamento, Abraão insiste em lavar os pés aos três viajantes que passam por sua casa (cf. Gn 18, 4) e entre os primeiros cristãos, valorizava-se quem, como boas obras, tinha «praticado a hospitalidade e lavado os pés aos santos» (1Tm 5, 10).

No entanto, neste especial momento de despedida dos seus apóstolos, as palavras do Mestre dão ao gesto um significado mais profundo. Lavar os pés é manifestação de humildade e de serviço, em certo sentido antecipa a humilhação final da cruz salvadora, que se realizará poucas horas depois.

- Publicidade -

Primeiro, Jesus pede aos seus discípulos que O deixem lavar-lhes os pés. Assim como a todos os cristãos nos pede que nos deixemos servir, que nos deixemos salvar pelo Filho de Deus sem nenhum mérito da nossa parte. A premissa de qualquer empenho de vida cristã é receber a salvação, o perdão de Deus: «Se eu não te lavar, não terás parte comigo».

O passo seguinte é «lavarmos os pés uns aos outros», que é como que uma variante do mandamento do amor, «que vos ameis uns aos outros». Nesse convite do Senhor podemos ver a importância de cuidar e acompanhar o caminho dos outros. Os pés, de facto, são meio para caminhar, são imagem do nosso seguimento de Jesus. Lavar os pés dos nossos irmãos significa, portanto, sentirmo-nos responsáveis pela sua fidelidade, servir com alegria a cada um, pondo o «coração no chão para que os outros o calquem»

Há uma última possibilidade, não explicitada nesta passagem, mas que podemos tirar de outra página do Evangelho: lavarmos nós os pés a Jesus. Trata-se do episódio da mulher que lava os pés do Senhor com as suas lágrimas, enxuga-os com os seus cabelos, beija-os e unge-os com perfume (cf. Lc 7, 44-47). Jesus tem palavras de louvor pela manifestação do grande amor desta pecadora: «são-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou». Pode considerar-se este gesto como a inauguração do culto eucarístico, que esta noite, de maneira especial, se prestará em todas as igrejas do mundo.

- Publicidade -

Em Passo do Sobrado as Escolas realizaram celebrações com os alunos e professores para marcar a data, além de apresentações dos alunos, ressaltando a os acontecimentos da quinta-feira santa.

Quinta-feira Santa

Lava-pés – O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto,  esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

433234930 3673283979658908 3751734608361977132 n 420798833 3682054742116631 512239559831065938 n 420186670 3682056065449832 6574599061907850643 n

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS