segunda-feira, maio 20, 2024
InícioAgriculturaDia de Campo aborda produção de uvas do plantio à comercialização

Dia de Campo aborda produção de uvas do plantio à comercialização

Orientações sobre o cultivo de uvas, desde a escolha das variedades até a agroindustrialização, foram apresentadas no Dia de Campo sobre Viticultura realizado na tarde da quarta-feira (20/12), no Parque da Expoagro, no município de Rio Pardo.

- Publicidade -

O evento visou apresentar o potencial produtivo dos novos materiais genéticos desenvolvidos pela Embrapa que já estão nas fases de pré-maturação e maturação no Parque da Expoagro, bem como as características de variedades já consolidadas, como a Niágara Rosa e Niágara Branca, que são variedades com grande aceitação do público consumidor.

Durante o evento o público pôde percorrer três estações que abordaram os temas “cultivares de uva de mesa (BRS Vitória, BRS Ísis e Niágara Rosada) e de processamento (BRS Magna, BRS Carmen e BRS Violeta)”; “manejo do vinhedo”; e “agroindustrialização e comercialização de produtos derivados”.

O extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Vivairo Zago frisa que foram destacadas as características das variedades apresentadas, as técnicas para reduzir a incidência de pragas e doenças nos parreirais e os manejos de poda e sanitário. “A uva é uma fruta que agrada muito o paladar das pessoas e possui grande valor nutricional. Queremos que os agricultores enxerguem esse potencial e vejam que essa é uma alternativa viável para a diversificação das atividades produtivas nas pequenas propriedades”, explica.

- Publicidade -

Zago também ressalta potencialidade da região em cultivar uva para o abastecimento local. “A região tem um microclima muito favorável para a produção de uva do cedo, ou seja, para colheita no período das festas de fim ano. A maior parte da uva consumida na região vem de diferentes lugares do Estado, especialmente da Serra Gaúcha, então essa é uma atividade com boa produtividade e que pode ser melhor explorada, especialmente na comercialização nas cadeias curtas, como feiras do produtor para o consumo in natura, mas também na agroindústrialização por meio da produção de sucos e vinhos. Outro ponto que pode ser explorado é o Turismo Rural, levando o público urbano para as propriedades rurais com atividades de colha e pague, por exemplo”.

O dia de campo de viticultura foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa e Afubra.

 

- Publicidade -

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS