segunda-feira, maio 20, 2024
InícioAgriculturaAgricultores de Rio Pardo participam de curso sobre Boas Práticas na Aplicação...

Agricultores de Rio Pardo participam de curso sobre Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas

Um grupo de 18 agricultores participou, na quarta e quinta-feira (13 e 14/12), no Parque da Expoagro, em Rio Pardo, do Curso de Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas. A capacitação teve como objetivo qualificar os produtores na aplicação de produtos fitossanitários de maneira geral e, mais especificamente, na aplicação de herbicidas que têm como mecanismo de ação o grupo das auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais.

- Publicidade -

 

O curso possui 16 horas/aula e contou com conteúdos teóricos e práticos, abordando temas como as normativas vigentes (tanto estaduais como federais) que estabelecem o regramento para o comércio e uso de herbicidas hormonais e que envolvem o produtor, o estabelecimento que comercializa e o responsável técnico que prescreve o produto e assina o receituário, de forma que o uso não venha a causar danos a cultivos sensíveis de terceiros, pois isso implica em penalidades jurídicas e transtornos para o agricultor.

Foram tratados temas como o cenário de aplicação de agrotóxicos hormonais no Rio Grande do Sul e os prejuízos causados aos cultivos sensíveis, como a viticultura, pecanicultura e olivicultura, entre outros, quando ocorre a deriva – que são as gotas dos produtos dos pulverizadores levadas pelo vento – e as condições climáticas ideias para a aplicação dos produtos.

- Publicidade -

Os participantes também receberam orientações sobre as normativas que estabelecem o Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade quando da utilização de agrotóxicos hormonais. A normativa que regulamenta a venda orientada de agrotóxicos hormonais no Estado tem requisitos mínimos, como a obrigatoriedade do produtor apresentar a Declaração do Cadastro Estadual de Aplicador de Agrotóxicos e o documento denominado Declaração do Produtor Rural, que devem ser apresentados no momento da aquisição do produto.

Na parte prática são trabalhados os aspectos relativos à regulagem e calibragem dos pulverizadores, inspeção dos componentes do sistema de pulverização e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ao final os participantes recebem o certificado de participação.

 

- Publicidade -

A atividade foi ministrada pelos extensionistas rurais Marcelo Cassol, Roger Terra de Moraes e Matias Mauri Streck, além do técnico da Magnojet, Lucas Becker. “Com a realização do curso, a Emater oportuniza aos agricultores conhecimentos acerca das instruções normativas que regulamentam a aplicação de herbicidas hormonais no Rio Grande do Sul, possibilitando a esses agricultores a aquisição e aplicação do produto seguindo a normas, garantindo uma agricultura mais segura para o meio ambiente e para a saúde das famílias”, comenta Streck.

 

A ação integra o Projeto Inspeciona RS, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e promove cursos de capacitação em boas práticas para aplicação de defensivos agrícolas em todo o Estado. Somente no município de Rio Pardo, foram capacitados por esse projeto cerca de 100 agricultores. Interessados em participar devem procurar o escritório da Emater/RS-Ascar no seu município para outras informações. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Afubra e a Magnojet.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS