sábado, maio 11, 2024
InícioRegionalBombeiros Voluntários passaram a noite de Natal combatendo incêndios

Bombeiros Voluntários passaram a noite de Natal combatendo incêndios

Para quem acha que ser bombeiro voluntário é fácil, está completamente enganado. Em Passo do Sobrado, 8 dos 9 Combatentes do grupo de Bombeiros Voluntários, deixaram suas famílias na noite de natal, 24 para 25, para combater a 4 incêndios no município de Passo do Sobrado.

- Publicidade -

As atividades iniciaram cedo, pois às 19h 30min, já foram a localidade de Cerro da Boa Esperança combater um incêndio as margens da RS 405. “Foi um fogo descontrolado em uma malha da taquareira, a qual caiu sobre a pista. Fizemos a limpeza do local, para liberar o trânsito. Utilizamos 7 mil litros de água”, disse Celso Kroth.

Porém às 21h, foram acionados novamente para que fossem combater um incêndio em um mato com taquareira, onde havia casas por perto. “Foi o mais difícil, precisamos de ajuda, tivemos que colocar os dois caminhões. Um de cada lado do incêndio, para conseguirmos controlar o fogo. Estiveram envolvidos 8 voluntários, onde utilizamos 17 mil litros de água. Ficamos no local até às 23h. Deu labaredas e muita fumaça”, disse Celso.

De volta em suas casas, antes da meia noite, os Bombeiros Voluntários foram acionados para combater outro incêndio, na Varzea dos Camargos. Segundo Celso, “foi uma extensão grande. Não sabemos afirmar se foi outro foco ou se o fogo se originou do foco antigo. O combate a incêndio em Malha da Taquara é muito complicado, não conseguimos fazer o rescaldo, e com isso, sempre fica as brasas, o que pode gerar novo foco de fogo”, contou Celso. Foram usados 7 mil litros de água.

- Publicidade -

O quarto incêndio foi na RS 405, um foco do incêndio anterior reativou o foco em um mato. “Era um mato com muita vegetação e galhos secos, deu muita fumaça, precisamos usar 7 mil litros de água”, disse Celso.

Os bombeiros voluntários retornaram para as suas casas por volta das 3h da manhã do dia 25. “Estávamos cansados e exaustos, foram mais de 7h e meia envolvidos no combate a incêndio. Por isso, pedimos muita atenção das pessoas para que neste período de baixa umidade, tenham cuidado com o fogo”, comentou Celso.

Ainda no dia 25, dia de Natal, os bombeiros atenderam a um pedido de água, por parte de um produtor de leite do município. “Estava preparando uma carne, para a família, e quando recebi o pedido, deixei tudo parado, e fui atender ao pedido do produtor que teve problema em seu poço artesiano e necessitava de água para fazer a limpeza dos equipamentos. Levei 7 mil litros de água potável”, disse Edemar de Azeredo.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS