domingo, abril 28, 2024
InícioRegionalFalta de chuva já causa preocupação em alguns setores

Falta de chuva já causa preocupação em alguns setores

A falta de chuva está causando preocupação a população de Passo do Sobrado, e principalmente aos Bombeiros Voluntários. O grupamento, nesta semana já atendeu a mais de 6 chamados, somente para combater incêndios na área de atuação. Além disso, nos últimos dias, intensificaram-se os pedidos de água potável.

- Publicidade -

“Temos algumas famílias que tradicionalmente levamos água para o consumo, mas estamos verificando, que grandes produtores, principalmente um produtor de leite de Rincão de Nossa Senhora, está com problema de água em sua propriedade, principalmente para a limpeza dos equipamentos”, disse Paulo Ferreira, presidente dos Bombeiros Voluntários.

Segundo os sites de previsão do tempo, a previsão é para os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, ocorram pancadas de chuva, com cerca de 11 a 15 mm.

Esta massa de ar seco deve permanecer no estado até o final de janeiro, amplificando os riscos de incêndio. O Corpo de Bombeiros Voluntários alerta que, em tempo de estiagem, a baixa umidade do ar e ventos proporcionam uma condição favorável para casos de incêndio.

- Publicidade -

Durante o tempo seco, os locais mais prováveis para incêndio são as vegetações, residências e amontoados de lixo e madeira.

Confira as recomendações para evitar incêndios:

– Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo;

- Publicidade -

– A limpeza de terrenos deve ser feita sem uso do fogo;

– Reduza o uso de embalagens de produtos diversos, para diminuir a quantidade de lixo na natureza;

– Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa;

– Não jogue lixo. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas;

– Nunca queime lixo. Você pode enterrar as folhas e lixos orgânicos; picar; ou ensacar, colocando para o caminhão de coleta levar;

– Para evitar incêndios em residências, orientamos não ligar vários aparelhos juntos;

– Cuidado ao utilizar velas e aquecedores;

Nos casos de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 999703465. Para denunciar alguém que provoca queimada, entre em contato o departamento ambiental da prefeitura de Passo do Sobrado, pelo telefone 3730-1077.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS