Na noite da última quinta-feira, dia 18, reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores pais atípicos junto com a comunidade em geral com o propósito de fundar a Associação Anjo Azul do Transtorno do Espectro Autista de Passo do Sobrado. Por unanimidade, foi escolhido como presidente da associação o pai atípico Everton Moraes, que conduziu os trabalhos.
Na sequência de sua explanação, passou a palavra às pessoas presentes no evento. Célia Fonseca, ao fazer uso da palavra, se colocou à disposição para ajudar, ressaltando que já apresentou projetos na câmara em prol da causa e que, através de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch, conseguiu o valor de R$ 463.917,00 para a implantação de uma praça sensorial e um prédio com salas para o trabalho dos terapeutas em um espaço adequado.
Pela Escola Estadual Alexandrino de Alencar, estiveram presentes a vice-diretora Maura Sella e a professora da sala de recursos Márcia Fischer. “A data do dia 18 de julho será lembrada como um marco na história do nosso município, uma noite carregada de muita emoção e esperança, na qual aconteceu a fundação da Associação Anjo Azul, composta por pais de autistas e membros da comunidade. Nós, da Família Alexandrino, ficamos imensamente felizes e emocionados por termos sido convidados a fazer parte de um momento tão importante. Acreditamos que, assim como cada criança com autismo é única, as necessidades de suporte de cada família também são diferentes. Por isso, uma rede de apoio é fundamental para garantir que as necessidades das crianças autistas e de suas famílias sejam atendidas da melhor forma possível, promovendo socialização, inclusão e equidade de direitos junto à comunidade”, destacou a escola em nota.
O assessor do deputado Marcelo Moraes, Jair Kaufman, explanou sobre a verba de R$ 3 milhões de convênio com a Unisc, que irá contemplar as associações da região. Ele explicou que essa emenda vem para suprir a falta do serviço público, que hoje não atende às demandas da causa, fazendo com que muitas vezes haja deslocamento até Porto Alegre em busca de profissionais. O convênio com a Unisc visa desenvolver esses atendimentos, e o projeto foi apresentado no dia 5 de julho na Unisc para abrangência da região. Jair explicou que foi um dos incentivadores da fundação da associação e que ele e Magali estiveram presentes na apresentação do projeto junto à reitoria da Unisc. “Fico muito feliz com esta data do dia 18 de julho, que foi um marco inicial no nosso município, onde vereadores, diretores e membros da comunidade estiveram presentes e, o principal, os pais. A partir dessa associação, espero que tenhamos êxito, sabendo do elevado gasto que os pais enfrentam com terapias, neuropediatra, remédios e tudo mais. Acredito que será de grande valia a formação da associação e será benéfica para participar desse projeto junto à Unisc. Quem sabe possamos implantar projetos iguais aqui no nosso município também. Fico muito honrado em ter sido convidado a fazer parte do conselho fiscal da associação e que, ao que a associação precisar, as portas do gabinete de toda bancada do PL estarão abertas para ouvir as demandas necessárias”, disse Jair.
Esteve presente a ex-coordenadora do departamento de inclusão de pessoas com deficiência de Santa Cruz do Sul, Adriele Vargas, que falou sobre projetos implantados em Santa Cruz do Sul, onde esteve à frente na criação e implantação do projeto Girassol (Centro Municipal de Atendimento aos Autistas de SCS). Adriele contou que o centro municipal hoje conta com equipe multidisciplinar, formada por servidores de carreira do município, como psicóloga, pedagoga de educação especial, terapeuta ocupacional, estagiários de psicologia e instrutor de música. Segundo Adriele Vargas, o centro conta com cerca de 150 atendimentos mensais.
Representando a Secretaria de Educação do município, esteve presente a supervisora escolar Júlia Grasiele de J. Ferreira. “A fundação da Associação Anjo Azul, criada a partir do interesse e necessidade do grupo de pais de crianças autistas do município de Passo do Sobrado, vem a fortalecer ainda mais as práticas que a rede municipal já desenvolve e planeja, com o objetivo de oferecer de forma adequada um atendimento especializado para esse público. Percebemos a importância desta iniciativa, pois há um aumento significativo de crianças atípicas que merecem ter seus direitos e necessidades respeitados”, disse Júlia.
Representando a Associação Esperança Azul de Venâncio Aires, Carlos Treib disse: “Como presidente e representante da Associação Esperança Azul, ficamos muito felizes que Passo do Sobrado tenha uma associação, pois sabemos da importância de acolher as famílias que tenham autistas, assim como divulgar sobre autismo. Nós, do Esperança Azul de Venâncio Aires, temos mais de 140 autistas cadastrados. Oferecemos de forma gratuita (com lista de espera devido a verbas e disponibilidade de profissionais) para os associados terapias de psicologia, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicopedagoga. Temos outros projetos em andamento e outros a serem realizados, como aulas de educação física tanto para crianças/adolescentes, como para jovens e adultos, projeto com nutricionista e projeto de horta solidária juntamente com a Emater. Estes projetos entendemos como complementares às terapias convencionais. Oferecemos suporte aos pais também, com palestras de profissionais de diversas áreas durante nossas reuniões mensais. Já tivemos dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, profissionais de aromaterapia, neuropsicopedagogos, entre outros. Nossas reuniões mensais são sempre na última quinta-feira de cada mês, às 19h, na nossa sede. Estão todos convidados”.
“A luta pelo desenvolvimento dos nossos filhos é constante. Diariamente estamos em busca de tratamentos e ajuda para tornar a vida deles mais fácil. Sozinhos, já vínhamos lutando pelos direitos conquistados durante os últimos anos. Vendo poucos resultados no município, decidimos nos unir e formar a associação, pois percebemos que, pelo poder público, seria a mesma coisa sempre. Um grande marco na história da inclusão do município nasceu com a criação da Anjo Azul, onde não mediremos esforços para tornar o município mais inclusivo e adaptado para os nossos filhos e todas as outras crianças que vierem até nós”, disse Magali Gonçalves, primeira secretária da associação.
Segundo o presidente da associação, Everton Moraes, “a associação vem para fortalecer a luta em prol da causa. As pessoas precisam entender que o autismo não é uma doença; ele é um transtorno, ou seja, faz parte daquele indivíduo, é quem ele é, composto por uma base genética e que sofre influência do meio. Então, é um transtorno genético que gera inabilidades principalmente sociais, comunicativas e comportamentais, fazendo com que essa criança brinque menos, fale menos ou nem fale, que ela tenha comportamentos inadequados, e associados a essas inabilidades temos uma série de comorbidades, como alteração de sono, alteração motora, alteração sensorial, transtornos gastrointestinais, entre tantos outros. Bom, isso é o autismo. Agradeço a presença de todos que estiveram presentes na noite de quinta-feira para darmos o pontapé inicial na nossa associação. Nos próximos dias, estaremos reunindo a diretoria para apresentarmos um projeto para melhor uso da emenda do deputado Heitor Schuch. Hoje, temos a nível nacional a Lei Berenice Piana 12.764/2012, que, através do decreto 8.368/2014, regulamenta a Lei Berenice Piana, que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo o diagnóstico precoce assim como o tratamento adequado. A nível estadual, temos a Lei Gaúcha Pró-Autismo 15.322/2019, que cria a política estadual de atendimento às pessoas com TEA. Agradeço ao advogado Mario Francisco, que de forma voluntária se propôs a cuidar da parte burocrática em nome da associação, nosso muito obrigado. Esta Associação Anjo Azul vem para batalharmos pelos direitos igualitários de nossos filhos. Através da associação, faremos encontros e palestras com profissionais da área a fim de inserir a sociedade no assunto. Termino dizendo: juntos somos fortes, unidos somos imbatíveis”, finalizou Everton Moraes.
Diretoria da Associação
Presidente Everton Moraes
Vice Presidente Marília Guterres
1° secretária Magali Gonçalves
2° secretaria Elusa Silva
1° tesoureiro João Paulo Coutinho
2° tesoureiro Guilherme Iochims
Conselho fiscal:
Márcia Fischer
Jair Kaufmann
Maqueli Silveira
Daniel Paranhos
Cassia Rayer
Letícia kaufmann