SIAVS debate medidas para mais competitividade da proteína animal brasileira
Maior evento da avicultura e suinocultura do país será realizado na próxima semana
Com o tema “Imagem e competitividade: o caminho para o fortalecimento”, será realizado o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS). Consolidado como maior evento dos segmentos no país, terá como objetivo mostrar a qualidade e sustentabilidade dos produtos brasileiros, principalmente diante do mercado internacional. Promovida pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a programação ocorrerá entre os dias 27 a 29 de agosto, em São Paulo.
De acordo com a organização, a expectativa é superar os recordes da última edição, em 2017. Foram mais de 15 mil visitantes de 15 países, além de 1,7 mil congressistas. Com espaço ampliado em 30%, a maior feira do setor reunirá todos os elos da cadeia produtiva: agroindústrias produtoras e exportadoras, casas genéticas, empresas de equipamentos, laboratórios, nutrição, certificadoras, logística.
Para o presidente da ABPA, Francisco Turra, a responsabilidade para esta edição é ainda maior. “O sucesso de 2017 nos estimula a ir além. Vamos oferecer ainda mais atrações, com foco na inovação e na construção de novas oportunidades para a proteína animal”, ressalta o gaúcho que foi ministro da Agricultura. A avicultura e a suinocultura totalizam 4,1 milhões de empregos diretos, US$ 8,5 bi em exportações e PIB de mais de R$ 80 milhões no país.
Além de ser uma das principais oportunidades de negócios para os membros do setor produtivo, o SIAVS é um grande fomentador do desenvolvimento técnico e conjuntural da avicultura e suinocultura. Para isso, haverá uma programação qualitativa, com mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países para compartilhar seus conhecimentos, suas experiências e visões de mercado.
Presença de governadores e CEOs
Lideranças políticas e importantes personalidades do setor estarão presentes. Para a solenidade de abertura, já está confirmada a participação de nove governadores. “O SIAVS é o grande momento político da avicultura e da suinocultura nacional. É quando debatemos rumos da cadeia produtiva e unificamos nossas direções em uma grande parceria entre o setor público e a iniciativa privada”, analisa o presidente da ABPA.
Entre os destaques da programação está o Projeto Produtor. Exclusiva para os produtores integrados de aves, ovos e suínos, a ação busca divulgar as diretrizes das boas práticas de produção e atualizar o produtor com informações de mercado, sanidade, qualidade, sustentabilidade. Outro ponto alto será um painel com CEOs de algumas das maiores empresas do segmento: Aurora Alimentos, BRF e JBS.
Práticas de controle de doenças também estarão em pauta. O Simpósio sobre Salmonela levará ao público discussões a respeito de exigências com a qualidade e manutenção do status sanitário. O evento contará ainda com a 4ª edição do Simpósio Ovosite, em que será discutido o panorama atual do setor, métodos para melhorar a produtividade e oportunidades para evoluir ainda mais.
O ponto de encontro da incubação no SIAVS será durante o IncubaFORUM. Apesar de acontecer pela primeira vez no Brasil, esta já é a 5ª edição da programação que até hoje era realizada na Europa. Outra atração é o “Simpósio Inovação — a disciplina da criação”, que abordará o futuro da produção de alimentos.
“Queremos que o SIAVS continue se aprimorando como uma experiência única para os visitantes. Focado na geração de negócios e no fomento ao desenvolvimento da cadeia produtiva, ajudando o país a superar este momento de crise com a geração de empregos e renda”, ressalta o presidente da ABPA.