domingo, abril 28, 2024
InícioSaúdeSecretaria de Saúde e Hospital Santa Cruz avaliam andamento do projeto para...

Secretaria de Saúde e Hospital Santa Cruz avaliam andamento do projeto para nova UPA 24 horas

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Santa Cruz (HSC) estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (12) para avaliar o andamento dos trabalhos para a implantação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), central, no município, junto à estrutura da casa de saúde.
Os recursos para o novo serviço já foram assegurados pelo Ministério da Saúde à prefeita Helena Hermany e ao secretário de Saúde Fabiano Dupont, durante visita à Brasília, no início de março.
Durante o encontro, foram discutidos diversos aspectos do projeto, como alterações que atendem recomendações do Ministério da Saúde, diretrizes de espaço físico para as instalações e questões burocráticas. Após a reunião técnica, o grupo vistoriou as reformas pelas quais o hospital está passando para receber a nova UPA 24 horas.
Conforme Dupont, as equipes técnicas do Hospital Santa Cruz e da Secretaria de Saúde já estão trabalhando em conjunto há cerca de um mês em torno do projeto. De acordo com o secretário, o momento é de análise e acompanhamento de ajustes. “Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde, buscando atender as alterações que eles têm solicitado. Tudo está andando dentro do cronograma para que, até o fim do ano, consigamos definitivamente ter a nova UPA funcionando na região central da cidade”.
Segundo Dupont, a prefeita Helena Hermany pediu que a secretaria trabalhe na maior sintonia possível com o hospital. “Estamos seguindo rigorosamente a portaria do Governo Federal, que determina como deve ser a instalação da UPA, com as diretrizes e contextos técnicos. Na sequência, levaremos de maneira definitiva o projeto à Brasília”.
Para o diretor do HSC, Vilmar Thomé, a reunião serviu para alinhar as ações do grupo. Conforme o dirigente da instituição, as reformas em andamento estão em condições de serem enquadradas no projeto da UPA ampliada. “Estamos aqui em ambientes com padrão de excelência para o atendimento de urgência e emergência e que atendem integralmente os requisitos do Ministério da Saúde para a implantação da UPA”, declarou.
Thomé destacou a mobilização da Secretaria da Saúde, da Prefeitura Municipal e da prefeita Helena Hermany para buscar melhores condições estruturais, assistenciais e de custeio para o serviço de urgência e emergência aqui de Santa Cruz.
Uma comitiva com representantes da Prefeitura e do HSC deve em breve retornar a Brasília, para apresentar os ajustes que foram executados e dar sequência aos encaminhamentos para a concretização do projeto. A equipe de trabalho técnico se reúne já na semana que vem novamente para dar continuidade aos trabalhos.
- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS