CERTAJA Energia se destaca com um dos menores preços de energia no Brasil
A CERTAJA Energia anunciou oficialmente o reajuste de suas tarifas de energia elétrica, com um aumento médio de 2,89%. Esse percentual é inferior à inflação brasileira de 2023, que foi de 4,62%. Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 3,75%, mantendo a Cooperativa entre as distribuidoras com tarifas mais acessíveis no Rio Grande do Sul.
Entre as 103 distribuidoras de energia do Brasil, a CERTAJA Energia figura como uma das que possuem as tarifas mais baixas. O vice-presidente da Cooperativa, Ederson Madruga, demonstrou satisfação com o reajuste, que se manteve dentro dos níveis esperados.
“Nosso compromisso é manter a qualidade do atendimento e da energia fornecida aos cooperados, focando na redução dos custos operacionais. Isso nos permite oferecer os melhores preços”, comentou Madruga.
Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, ressaltou o esforço para aplicar um reajuste alinhado com a variação da inflação, mesmo diante dos desafios enfrentados devido às enchentes.
“Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos cooperados, buscando um serviço de qualidade e tarifas que não pesem no orça- mento. Trabalhamos constantemente para equilibrar a saúde financeira da instituição e o bem-estar dos cooperados”, analisou Martins.
Detalhes do Reajuste Tarifário
O efeito tarifário médio será de 2,89%. Confira os novos percentuais para os diferentes grupos e classes:
– Alta Tensão (Grupo A): 1,18%
– Baixa Tensão (Grupo B): 3,71%
– Classe Baixa Renda: 2,14%
– Classe Residencial: 3,75%
– Classe Rural: 3,75%
– Demais classes: 3,75%
Entenda os Grupos Tarifários
Grupo A: Consumidores atendidos em tensão acima de 2.300 Volts. No mercado da CERTAJA Energia, os cooperados deste grupo são classificados como:
– A4: Atendimento em tensão entre 2.300 Volts e 69.000 Volts.
Grupo B: Consumidores atendidos em tensão inferior a 2.300 Volts, divididos em subgrupos tarifários de acordo com suas ativida- des:
– B1: Residencial
– B2: Rural
– B3: Demais classes (comercial, industrial, poderes públicos e serviços públicos)
– B4: Iluminação pública