domingo, maio 19, 2024
InícioNotíciasMacela antes do amanhecer: tradição move diferentes gerações na Sexta-Feira Santa

Macela antes do amanhecer: tradição move diferentes gerações na Sexta-Feira Santa

Dois grupos de cavaleiros uniram duas tradições cultuadas no Rio Grande do Sul no início desta sexta-feira (29): cavalgada e colheita da marcela na Sexta-feira Santa.

- Publicidade -

Antes mesmo do nascer do sol, saíram pelos campos de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para colher a erva medicinal, usada para combater problemas intestinais e estomacais.

“É muito importante a gente cultivar a nossa tradição, acordar de madrugada para participar desse ritual é uma bênção de Deus”, diz Jean.

macela (ou marcela) é conhecida pelos seus poderes medicinais, mas ganha outro significado nesta data. A colheita deve ser feita antes do amanhecer, ainda com o orvalho da madrugada, o que, conforme a crença, causa maior eficácia.

- Publicidade -

A colheita da marcela na Sexta-Feira Santa é uma tradição que se repete ano a ano. A população acredita que a planta é abençoada neste dia. Com isso, a marcela da Sexta-Feira da Paixão passa a ter mais força ainda para combater males como a má digestão. A crença popular encontra base na ciência.

Estudo da UFRGS aponta benefícios da marcela

Os efeitos medicinais da marcela foram atestados por um estudo realizado no estado. Uma tese de doutorado, apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela estudante Karla Suzana Moresco, conclui que o extrato da planta apresenta evidências dos seguintes benefícios:

- Publicidade -

Ação antioxidante (protege as células de radicais livres, que podem causar doenças);

Ação antimicrobiana (contra patógenos intestinais);

Efeito hipoglicemiante (que controla os níveis de açúcar no sangue).

A marcela, cujo nome científico é Achyrocline satureioides (Asteraceae) é nativa de países latinoamericanos.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS