quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioGeralPavilhão das Agroindústrias da 39ª Oktoberfest terá 40 expositores

Pavilhão das Agroindústrias da 39ª Oktoberfest terá 40 expositores

Espaço contará com representantes de 29 municípios do estado 

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

Faltando pouco mais de um mês para o início da 39ª Oktoberfest e Feirasul de Santa Cruz do Sul, que acontece de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, os preparativos se intensificam. Nos últimos dias, a organização da Festa da Alegria, divulgou que no espaço do Pavilhão das Agroindústrias serão 40 expositores, destas 30 serão agroindústrias e a 10 floriculturas rurais, sementes crioulas e artesanato rural. A quantidade de expositores se mantém a mesma do ano anterior, quando foram realizados quase R$ 600 mil em negócios somente na agroindústria familiar. 

O espaço será montado no mesmo local, em um lonão, ao lado do Ginásio Poliesportivo Arnão, e receberá uma decoração alusiva aos 175 anos de Imigração Alemã e Santa Cruz do Sul. De acordo com o Coordenador da Agricultura Familiar da Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, até o momento foram confirmados expositores de 28 municípios, além de Santa Cruz. A prioridade é para agroindústrias de Santa Cruz do Sul. 

- Publicidade -

“Dentro do regulamento da feira que foi aprovado pela comissão da Oktoberfest e também pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, um critério. Prioritariamente os espaços destinados à Feira da Agricultura Familiar são para as agroindústrias de Santa Cruz do Sul. São 40 espaços, não vamos ocupar com todos os segmentos, geleias, queijo, salame, linguiça, artesanato, enfim. Então, abriremos o espaço para representantes dos municípios ligados ao Corede do Vale do Rio Pardo, e depois para o Corede do Vale do Taquari, e na sequência para outros municípios”, esclarece.

Segundo ele, a participação deverá ser de dois ou três representantes por segmento. “Por exemplo, serão somente dois vendedores de embutidos de carne ou dois de queijarias. A ideia é que todo mundo possa vender bem e o público que visitar a feira, tenha a opção de comprar de tudo um pouco”, destaca.

Os interessados em participar devem ter os empreendimentos incluídos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf). O prazo de inscrição que abriu na última segunda-feira, 12, se encerra em 6 de setembro. Somente agroindústrias legalizadas poderão participar. 

- Publicidade -

“Somente participam as indústrias licenciadas pelo governo do estado que participam do Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), porque a secretaria coloca o dinheiro para nós montar uma estrutura mas ela cobra este critério. Os expositores não terão custo dos espaços nem de internet, tudo serão custeados com recursos aportados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural”, ressalta.

db4895d5 6ba8 4a8b 8bbd 496fd2aa7f10

Os interessados devem procurar o Escritório Municipal da Emater de seu município, preencher o regulamento e a ficha de inscrição, que após será enviada para o e-mail do Escritório de Emater de Santa Cruz do Sul. A seleção das agroindústrias que irão participar ocorre no dia 9 de setembro. 

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS