Diversas homenagens e ritos de despedida ao Papa Francisco estão sendo realizados em dioceses ao redor do mundo. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, uma Missa de Sufrágio será celebrada nesta quinta-feira, 24 de abril, em memória do pontífice.
A celebração será presidida por Dom Itacir Brassiani, bispo diocesano, às 18h15, na Catedral São João Batista.
Na última segunda-feira, 21, Dom Aloísio Alberto Dilli, bispo emérito da Diocese, também celebrou uma missa de sufrágio pelo Papa, no mesmo local.
As homenagens continuam em várias paróquias e comunidades da Diocese, reunindo os fiéis em oração e gratidão pelo legado deixado por Francisco.
Detalhes do sepultamento
O sepultamento do Papa Francisco está marcado para este sábado, 26 de abril, às 10h (horário de Roma), 5h da manhã no horário de Brasília. A Missa de Exéquias será celebrada na Praça São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Espera-se a presença de líderes religiosos e chefes de Estado de diversas partes do mundo.
O corpo do pontífice está sendo velado na Basílica de São Pedro desde o dia 23, diante do Altar da Confissão. Após a missa, o cortejo seguirá até a Basílica de Santa Maria Maior, onde o Papa será sepultado, conforme sua vontade expressa. Francisco será o primeiro papa, desde Leão XIII, a ser enterrado fora do Vaticano, em sinal de humildade e devoção à imagem mariana “Salus Populi Romani”.