domingo, maio 19, 2024
InícioGeralComércio projeta repetir desempenho de 2022 no Dia das Crianças

Comércio projeta repetir desempenho de 2022 no Dia das Crianças

Redução da inflação e estabilidade no mercado de trabalho são fatores que elevam a confiança das famílias no consumo em relação à data; brinquedos, vestuário e eletrônicos devem ser os itens mais procurados

- Publicidade -

 

Santa Cruz do Sul – O comércio varejista está otimista com a proximidade do Dia das Crianças – celebrado em 12 de outubro próximo, junto do feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A expectativa é repetir o desempenho do ano passado, frente ao cenário econômico um pouco mais favorável do segundo semestre de 2023. Itens como brinquedos, vestuário e calçados devem ser os campeões de venda, seguidos por aparelhos eletrônicos.

Segundo a economista Giovana Menegotto, da equipe econômica da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), fatores como a estabilidade do mercado de trabalho e o reforço dos programas de transferência de renda para as famílias ajudam a equilibrar os orçamentos familiares. “O recente alívio inflacionário, concentrado inclusive sobre os itens que são importantes dentro do orçamento familiar são aspectos positivos que colaboram com o desempenho das vendas do varejo para a data”, analisa.

- Publicidade -

Na contramão, o patamar dos juros mais elevado – mesmo com a recente redução – ainda torna o acesso ao crédito um pouco mais caro, somado ao nível de inadimplência das famílias, podem impactar de forma desfavorável nas vendas neste período. No entanto, na direção oposta do Rio Grande do Sul, o município de Santa Cruz do Sul segue com o percentual de inadimplência estável nos meses de julho e agosto, na casa dos 27,7%, posição que deve tornar o cenário positivo para o comércio neste Dia das Crianças. “Com base nos estudos e no desempenho da economia como um todo, a gente acredita que teremos um desempenho parecido ao do ano passado, com boas vendas para o nosso comércio local”, projeta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode.

Spode diz ainda que a expectativa concentra-se, tradicionalmente, nos brinquedos. Porém, nos últimos anos, o comportamento do consumidor migrou para áreas do vestuário, calçados, eletrônicos e até mesmo artigos esportivos, ampliando o leque de possibilidades do varejo para o Dia das Crianças.

O Natal é o ano todo

- Publicidade -

O Dia das Crianças é a penúltima data do varejo no ano. Seguida pelo Natal, o principal momento no calendário de vendas do comércio, o próximo 12 de outubro é também o momento de planejar as ações e estratégias de venda e focar no resultado. “Uma das orientações que a entidade sempre reforça é o uso da comunicação como aliada. As ferramentas de vendas nos meios digitais e o uso dos meios de comunicação tornaram-se indispensáveis para o sucesso de nossos negócios”, pontua Mauro Spode.

Com as novas formas de consumo, na qual o comércio eletrônico tem grande participação, o consumidor ficou muito mais consciente e nem sempre age por impulso na hora da venda. “Preparar a equipe para ser resiliente, estar focada na atenção ao cliente é outra estratégia bem importante para um bom desempenho daqui para frente. Costumamos dizer que o ‘Natal’ é o ano todo, e isso tem sentido quando se olha para dentro da equipe e se avaliam processos e técnicas de venda”, complementa o dirigente.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS