Desde a meia-noite do dia 18 de junho, Passo do Sobrado e áreas rurais estão enfrentando fortes chuvas que já causam sérios alagamentos, colocando a população em alerta. A situação é especialmente crítica nas regiões próximas ao Arroio Sobrado, onde o transbordamento do curso d’água está trazendo transtornos e perigos à comunidade local.
Os Bombeiros Voluntários, em parceria com a Defesa Civil Municipal, estão trabalhando para garantir a segurança dos moradores. Uma das primeiras medidas emergenciais foi o fechamento da Rua Augusto Fengler e do início da Rua São José, locais onde o nível da água subiu significativamente devido ao transbordamento do arroio.
No Passo da Mangueira, a água já está passando por cima da estrada, complicando ainda mais a mobilidade e a segurança dos moradores. Uma família precisou acionar os Bombeiros Voluntários para ser retirada de sua residência, pois o volume de água continuava a subir rapidamente, ameaçando invadir a casa. O ônibus escolar não conseguiu passar na estrada em Passo da Mangueira.
Outro ponto crítico em Passo da Mangueira é o Corredor Schimuneck. Um morador do local encaminhou mensagem à redação: “Corredor Schimuneck pedindo socorro… Foi feita uma taipa em uma propriedade onde não devia, e com isso a água está passando sobre a estrada, que está cedendo.”
Em Alto Vila Melos, a situação é semelhante. Outra família também solicitou ajuda dos bombeiros para evacuar sua casa.
As autoridades locais continuam monitorando as áreas mais afetadas e estão em estado de prontidão para atender novas emergências. Enquanto a previsão do tempo não oferece alívio imediato, com mais chuvas esperadas nas próximas horas, as equipes de emergência estão preparadas para continuar suas operações.
Confira algumas fotos e vídeos postados no grupo do Comércio de Passo do Sobrado, ou enviados a redação do Jornal:
Nível do Arroio Sobrado
Acesso a cidade pela Rua São José – Bloqueado
Loteamento Ferreira em Passo do Sobrado
Corredor Schimuneck em Passo da Mangueira
Corredor Schimuneck