Rosibel Fagundes
Mais de 700 mil alunos de 2.342 escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul voltam às aulas na próxima segunda-feira, 10. Destes, 24.172 estudantes, são de escolas de municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE). Entre as novidades e os desafios para este ano, estão o uso obrigatório dos uniformes a partir deste ano, distribuídos nas instituições de ensino, sem custo, pelo governo e a restrição do uso de telefones celulares dentro das salas de aula, conforme lei federal.
Os profissionais de educação já retornaram às escolas para se dedicar à organização, formação e planejamento das atividades deste novo ano. Entre os dias 3 a 7 de fevereiro, eles participaram da Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc). O tema foi “Educação Transformadora: O Poder do Trabalho Coletivo na Formação dos Estudantes”.
De acordo com o calendário de 2025, da Seduc, o ano letivo que começa no dia 10 de fevereiro vai até 17 de dezembro. O período de recesso escolar no meio do ano acontece de 21 de julho a 03 de agosto.
Em Passo do Sobrado, o Colégio Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar já está com tudo preparado para acolher os cerca de 420 alunos distribuídos entre o 1º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O diretor, Marlon Weber, destaca que o início do ano letivo é uma época de novas possibilidades, tanto para os alunos, quantos para os pais e professores.
“Para os alunos, é um momento de encontrar os amigos e fazer novas amizades. Para os pais, a expectativa é para que os filhos se sintam confortáveis no ambiente escolar e tenham bons rendimentos. E nós professores, entramos o ano sempre com o desejo de inspirar e motivar os nossos alunos. Planejamos atividades inovadoras, e esse é um foco da Escola Alexandrino, que temos para buscar maneiras criativas de transmitir o conhecimento além de estarmos sempre atentos as necessidades individuais de cada estudante”, afirma.
Além das melhorias na parte estrutural, como pinturas, troca de rede do ginásio de esportes, substituição de alguns brinquedos da pracinha entre outras, a instituição também investiu na parte tecnológica.
“Como será proibido o uso de telefone celular nas escolas, conforme a lei federal, a gente fez a sala de informática com toda uma montagem nova. Colocamos 30 Chromebooks, todos instalados com internet fixa para agilizar o acesso dos alunos na hora de pesquisar e realizar seus trabalhos”, afirma o diretor.
No dia 17, está previsto o retorno para as salas de aula dos quase 800 alunos da rede municipal de Passo do Sobrado.
Em Vale Verde, a Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti que conta com 190 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, também realizou algumas reformas emergenciais no período das férias. As melhorias foram realizadas através de verbas do governo estadual.
“As expectativas são as melhores possíveis, porém sabemos que teremos muitos desafios no decorrer do ano letivo”, afirmou o diretor, Leandro Henrique Mayer referindo-se também ao uso de telefone celular que esse ano, passa a ser restrito o uso nas escolas. “Em decisão de todos, ficou acertado que os alunos não deverão trazer o aparelho para a escola”, finaliza.
Assim como na rede estadual, as atividades nas escolas municipais de Vale Verde retornarão no dia 10 de fevereiro. São esperados cerca de 350 alunos na volta às aulas.
Veja quando será o retorno de outras instituições de ensino na região
Faculdade Dom Alberto – As aulas começam no dia 17 de fevereiro
Unisc – o retorno das aulas será em 5 de março
Efasc (Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul), as aulas iniciam dia 24 de fevereiro
Senac – A instituição retornará com atividades no dia 17 de fevereiro
Portaria que regula a restrição de celulares nas escolas estaduais do RS será publicou nesta sexta-feira
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) publicou, nesta sexta-feira, 7, uma portaria para regulamentar a lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul. As novas diretrizes serão informadas no Diário Oficial do Estado (DOE)
A nova lei sancionada em janeiro, proíbe o uso de celular por parte dos alunos na sala de aula, nos intervalos e no recreio. O aparelho deverá ser mantido dentro da mochila. A exceção é para fins pedagógicos sob a orientação dos professores ou para casos de segurança ou acessibilidade.
A regulamentação estadual é necessária porque a lei federal determina que as redes de ensino e escolas definam estratégias próprias de implementação. O regramento é válido para toda a Educação Básica, que abrange da pré-escola ao Ensino Médio.