sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasIGREJA CELEBRA AS INSTITUIÇÕES DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO, OS SANTOS...

IGREJA CELEBRA AS INSTITUIÇÕES DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO, OS SANTOS ÓLEOS E O INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL

Quarta-feira Santa

- Publicidade -

Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.

1e5b6327 4a9e 401e a0dd 14af09454721

Na noite da última quarta-feira,27, a Diocese de Santa Cruz do Sul promoveu a tradicional Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli e concelebrada pelo Bispo Emérito de Bagé e integrante do Clero da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Gílio Felício e pelos padres e diáconos presentes – aproximadamente 80 sacerdotes e 30 diáconos permanentes.

- Publicidade -

Durante a missa solene dois momentos celebrativos marcaram a noite, o primeiro a renovação das promessas sacerdotais dos presbíteros feitas no dia da ordenação e o segundo, a benção dos óleos que serão usados pelos sacerdotes em suas paróquias, nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.  Dois óleos foram abençoados pelo bispo: o Óleo dos Enfermos e o Óleo dos Catecúmenos. O óleo do Santo Crisma foi consagrado.

O Óleo dos Enfermos é utilizado no sacramento da Unção dos Enfermos, oferecendo conforto espiritual e cura física aos doentes e aos moribundos. O Óleo dos Catecúmenos é usado no sacramento do Batismo, simbolizando a purificação e a preparação espiritual daqueles que estão prestes a entrar na família da fé cristã.  E o Santo Crisma, por sua vez, é usado em três sacramentos: o Batismo, a Confirmação (Crisma) e a Ordenação Sacerdotal e a Consagração Episcopal, representando a plenitude do Espírito Santo e a incorporação dos fiéis na vida e na missão da Igreja.

Santos Óleos

- Publicidade -

A Missa dos Santos Óleos, que reúne o bispo diocesano com seu clero, na catedral sede da respectiva arqui/diocese, é marcada pela recordação da instituição ministério sacerdotal, oportunidade de renovação das promessas sacerdotais. Na mesma liturgia, há a unção do óleo da unção dos enfermos (usado pelos presbíteros para ungir idosos e doentes), o óleo dos catecúmenos (usado pelos presbíteros e diáconos no Batismo) e o óleo do santo crisma (usado pelos diáconos e presbíteros no Batismo, e pelo bispo na Confirmação, nas Ordenações de bispos e de presbíteros, na Consagração de igrejas e altares).

Início do Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal, ápice da Semana Santa, tem início na noite da Quinta-feira Santa e segue até as segundas vésperas do Domingo de Páscoa. A primeira parte é a Celebração da Ceia do Senhor, seguida da Paixão de Cristo, na sexta-feira, e a Vigília Pascal, no sábado.

“A Última Ceia de Jesus, da qual fazemos memória nesta liturgia sagrada, isto é, a sua morte na cruz, que meditaremos na Sexta-Feira Santa à tarde, e a sua ressurreição (iniciando com a grande e solene Vigília Pascal), constituem os momentos de um mesmo mistério, o da Páscoa de Cristo, isto é, a sua passagem deste mundo para o mundo do Pai. Uma passagem dolorosa e alegre”, explicou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS