sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasCAMPANHA Vacinação contra a gripe no RS começa no dia...

CAMPANHA Vacinação contra a gripe no RS começa no dia 25 de março Em alguns municípios, como em Santa Cruz do Sul, as aplicações começarão mais cedo

Rosibel  Fagundes

- Publicidade -

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada de 25 de março a 31 de maio de 2024. Mas, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), é de para que os municípios do Rio Grande do Sul que já receberam as doses de vacinas contra o vírus influenza, causador da gripe, iniciem logo a imunização dos grupos prioritários previstos pela Estratégia de Vacinação de 2024. Em Santa Cruz do Sul, a abertura simbólica da mobilização ocorre neste sábado, 23, durante a Praça da Cidadania do Bairro São João. O período de atendimento será das 16 horas às 18h30, exclusivamente para os públicos prioritários de idosos. Em Vale Verde será  a partir de segunda-feira, 25, das 8h às 17h, na USB do município.

Mais de 480 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde começaram a ser distribuídas na terça-feira, 19. Os lotes saíram da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), com sede em Porto Alegre e foram transportados por veículos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que farão a entrega das vacinas aos municípios. A campanha neste ano foi antecipada e deverá ocorrerá no período em que as ações serão intensificadas e que os dados sobre a aplicação das vacinas, estarão disponíveis no site do Governo Federal.

O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às suas comunidades para que a população procure os postos de vacinação.

- Publicidade -

A estimativa de pessoas a serem vacinadas no Rio Grande do Sul, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo do Sobrado inicia a vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (25). A Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024 segue até o dia 31 de maio e terá o dia D em 13 de abril. Todos os grupos prioritários podem se vacinar a partir do dia 25. A ESF 2 irá vacinar de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13:00 às 16:30.

 

- Publicidade -

GRUPOS PRIORITÁRIOS

-Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade).

– Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)

– Gestantes

– Puérperas

– Professores de todos os níveis

– Povos indígenas

– Populações Quilombolas

– Idosos com 60 anos ou mais de idade

– Pessoas em situação de rua

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Profissionais das forças armadas

– Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

– Caminhoneiros

– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

– Trabalhadores portuários

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS