O projeto de extensão Flores para Todos, que busca divulgar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para agricultores familiares no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, está em sua quarta fase. No RS, esta fase é realizada em 18 municípios.
Ao total, desde a primeira fase, em 2018, o projeto já alcançou 35 municípios no RS, distribuídos em cinco regionais da Emater/RS-Ascar, beneficiando 52 produtores familiares, seis escolas públicas de ensino fundamental e médio e, até o final da quarta fase, serão 26 mil hastes de gladíolos produzidas pelo projeto.
No estado, o projeto é conduzido por integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM e por extensionistas da Emater. São realizadas visitas técnicas desde o plantio até a colheita, onde os agricultores familiares e os alunos nas escolas conveniadas são orientadas sobre como produzir.
No município de Vale Verde, quem participa do projeto é o agricultor familiar Paulino Toillier, que já produziu gladíolo e comercializou na feira do município. Porém agora, Paulino está participando de um experimento à campo, junto com a Universidade Federal de Santa Maria e EMATER, sobre o cultivo do Statice, planta que produz flores que podem ser comercializadas secas.
O experimento consiste em plantar mudas vernalizadas (submetidas a baixas temperaturas para produzir flores fora do período normal de floração). As mudas foram fornecidas pela equipe PhenoGlad , da UFSM, que também participou do plantio, nessa última segunda, dia 17, na propriedade do Paulino.
João Antônio Leal, agrônomo da EMATER municipal de Vale Verde, salienta que, caso o experimento der certo, será mais uma espécie de flor que poderá ser comercializada em diferentes épocas do ano, sendo ofertado um produto diferenciado a um preço baixo para o consumidor.