Na tarde da terça-feira, 28, um encontro no gabinete do prefeito Carlos Gustavo Schuch, tratou sobre o auxílio aos produtores rurais afetados pelas enchentes. Na oportunidade estiveram presentes a analista de supervisão de Formação Profissional Rural, (FPR) do Senar Tiéle Stuker Fernandes, o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul e diretor da Farsul Marco Antônio dos Santos, o secretário de Agricultura de Vale Verde Emir Rosa da Silva e alguns produtores rurais do município.
“O projeto Agro Solidário visa auxiliar as famílias de produtores e trabalhadores rurais afetados, sendo que neste momento estamos fazendo o levantamento dos produtores atingidos pelo excesso de chuvas das últimas semanas, perdas de móveis e eletrodomésticos das residências, produções agrícolas, rebanho, instalação e equipamentos, entre outros”, destacou Tiele.
Os produtores de Vale Verde atingidos podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura do Município e com os dados pessoais, preencher um formulário solicitando o auxílio. Segundo Tiéle Fernandes, após triagem e cruzamento de dados, os produtores contemplados receberão itens mobiliários para suas residências.
“Após levantamento dos produtores atingidos nas principais cadeias produtivas que tiveram perdas, e das regiões mais afetadas, o Senar e a Farsul, farão um novo programa para auxiliar os produtores com suporte técnico para reorganizar a propriedade, seja na gestão ou na parte técnica, além do auxílio nas negociações dos custeios e investimentos”, explicou a analista do Senar.
O prefeito Carlos Gustavo Schuch destacou que tudo que vier para auxiliar e reduzir os prejuízos dos produtores será bem-vindo, pois todos tiveram perdas de diversas formas. “É um momento difícil pelo qual estamos passando, mas com a união de forças e com muito trabalho, vamos superar esta fase complicada, e voltar à normalidade dentro do possível”.
Schuch propôs um trabalho de grupo entre Farsul, Fetag, municípios e demais instituições, que demonstrarem interesse em participar de um ato de apoio aos agricultores atingidos, pressionando o governo federal a prorrogar ou adiar as parcelas, referente aos financiamentos de custeio e investimento.