sábado, outubro 5, 2024
InícioAgriculturaNovo STIFA e FENTIFUMO garantem ganho real e repasse de 100% de...

Novo STIFA e FENTIFUMO garantem ganho real e repasse de 100% de inflação

Negociações lideradas pelo Novo STIFA e FENTIFUMO foram concluídas com as empresas BAT Brasil e JTI; ainda na linha negocial, entidades iniciaram negociações com as empresas da data-base de dezembro

- Publicidade -

Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo STIFA) finalizou as negociações com as empresas BAT Brasil e JTI, cuja data-base de reajuste é o mês de novembro. Na proposta, que será levada aos trabalhadores durante esta semana, o Novo STIFA conquistou 100% do repasse da inflação acumulada durante os últimos 12 meses – segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e também mais 0,5% a título de ganho real, além de outros benefícios da pauta de reivindicações negociada.

Conforme o Presidente do Novo STIFA, Gualter Baptista Júnior, o processo foi conduzido de forma madura, com negociações de alta performance junto às lideranças das empresas. “Todo processo que foi liderado pelo Novo STIFA/Fentifumo foi respeitoso e pautado de muito diálogo. Atribuímos a isto, também, os avanços na pauta de reivindicações, além da correção integral das perdas com a inflação nos últimos 12 meses e o ganho real obtido, depois de muita luta”, avalia.

Baptista Júnior destaca ainda que o Novo STIFA conquistou um aumento real de meio ponto percentual sobre os rendimentos dos trabalhadores, avanço considerado positivo diante do cenário econômico atual. “Acreditamos que, com todos os benefícios, mais a reposição da inflação e o acréscimo de 0,5%, concluímos a negociação de forma satisfatória. Agora, o próximo passo é apresentar os benefícios conquistados aos trabalhadores das empresas BAT Brasil e a JTI, cujas assembleias, este ano, ocorrerão de forma eletrônica, uma novidade implantada pelo Novo STIFA no ano passado e que deverá ser feita em todas as empresas dessa forma”, explica.

- Publicidade -

Segundo o Presidente, as indústrias entenderam que a inovação introduzida pelo Novo STIFA, ainda no ano passado, traz muitos benefícios ao processo de votação, em especial o envolvimento maior dos trabalhadores na decisão bem como a comodidade para os mesmos. “Aprovadas as propostas, os reajustes passam a valer sobre os salários a partir do dia 1º de novembro. A agilidade na negociação, no que se refere ao contato com as empresas, mostra que todo o processo foi conduzido no mais alto nível, dentro da proposta do Novo STIFA neste novo modelo Sindical que implementamos desde 2021”, destaca o Presidente.

Categoria tabaco com negociações em andamento

Além dos trabalhadores que têm a data-base de reajuste em novembro, o Novo STIFA também iniciou as negociações com as empresas Universal Leaf, ATC, UTC e Premium, que têm a data-base de reajuste estipulada para o mês de dezembro. As negociações com a data-base de dezembro ocorreram no último dia 7. “Realizamos uma agenda positiva durante a última semana para concluir e garantir que todos os trabalhadores pudessem ser beneficiados com reajustes semelhantes e outras conquistas em benefícios que são diferentes em cada uma das empresas”, avalia o Presidente do Novo STIFA, Gualter Baptista Júnior.

- Publicidade -

A última empresa no segmento do tabaco a se realizar negociação será com a Philip Morris Brasil, cuja reunião está prevista para o próximo dia 29 de novembro, já que a data-base de reajuste destes trabalhadores é o mês de janeiro. “Com isso, concluímos a fase de negociação de todos os trabalhadores da categoria, restando apenas a realização das assembleias nas indústrias”, complementa Baptista Júnior.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS