Uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a empresa TSV Sementes possibilitou que produtores de Rio Pardo pudessem se aprofundar mais sobre a cultura do pepino, uma das alternativas de renda para as famílias no município.
Realizado na quarta-feira (10/07), no parque de exposições da Expoagro Afubra, o momento reuniu produtores interessados na temática, sob coordenação da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Helena da Silva Souza, junto ao extensionista rural João Francisco da Silva Gomes, ao coordenador do Espaço Casa da Emater Matias Mauri Streck e a representantes da empresa TSV Sementes.
Na ocasião, foram apresentados aspectos técnicos sobre doenças e pragas e informações sobre a cultura do pepino, incluindo adubação, irrigação, fertirrigação, técnicas para preparo do solo, formas de cultivo e sistemas de produção do vegetal. Ao final do encontro, os produtores presentes puderam fazer encomenda de sementes.
O extensionista da Emater/RS-Ascar, João Gomes, responsável por falar sobre implantação, tratos culturais e comercialização dos pepinos, com ênfase no rendimento da cultura em pequenas áreas, explica que momentos como esse servem para que haja troca de informações e experiências entre produtores e extensionistas, além de contribuir para um prévio levantamento de áreas que serão utilizadas pelos produtores durante a safra.
Foto: Matias Streck