segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioAgricultura47ª Expointer será lançada na próxima segunda-feira, 12

47ª Expointer será lançada na próxima segunda-feira, 12

Dos 413 empreendimentos do Pavilhão da Agroindústria Familiar, 26 são do Vale do Rio Pardo

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

A 47ª Expointer uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, será lançada na próxima segunda-feira, 12, às 10h, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A Feira que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, na cidade de Esteio, representa uma oportunidade para a recuperação do setor agrícola e para a movimentação da economia estadual, após a tragédia climática que atingiu o estado. A expectativa é superar os cerca de 8 bilhões de reais em negócios, realizados no ano passado.

Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos, com total de 181 municípios representados no espaço. São 41 a mais que no ano passado, quando foram 372. Conforme a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), da região do Vale do Rio Pardo serão 26 agroindústrias familiares presentes, sendo vinte que irão expor produtos como embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel e erva-mate, e seis que estarão expondo plantas e artesanato. 

- Publicidade -

Uma delas que estará presente é a Agroindústria de Embutidos Ferreira, de Campo do Sobrado, interior de Passo do Sobrado. De acordo com a proprietária, Vanessa Ferreira, além do salame de búfalo lançado na Expointer de 2022, que é o carro-chefe de vendas nas feiras das quais ela participa, outros produtos defumados e curados serão levados. 

“Teremos o salame de búfalo, o salame tradicional, copa, dois tipos de linguiças a mista defumada e a suína defumada, vamos levar também o bacon que tem grande aceitação, que é a costelinha defumada e a banha suína.  Os produtos frescais não estamos mais colocando hoje em feira, pela questão de logística”, ressalta.

A expectativa para a Expointer é positiva. Segundo ela, as feiras vão além da venda de produtos no local, elas servem também para expandir e divulgar os produtos por todo o país. “Todas as feiras a gente almeja vender o nosso produto e também fazer pós-venda. Por que deixamos produtos com representantes naquela cidade e fizemos vendas depois, onde os produtos são enviados pelo correio, e isso é bem importante para dar seguimento a nossa empresa”, ressalta. 

- Publicidade -

A Expointer é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e tem como copromotoras a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Prefeitura de Esteio.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS