As escolas de Educação Infantil da Rede Criança de Santa Cruz do Sul participaram, nos dias 10 e 11 de setembro, das oficinas virtuais interativas para o retorno seguro das crianças às atividades presenciais. As capacitações, que abordaram as diretrizes de prevenção à Covid-19, fazem parte da parceria entre a Sicredi Vale do Rio Pardo, por intermédio do Programa A União Faz a Vida, e o Projeto de Extensão Pró-Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Ao todo foram formadas 80 pessoas, entre gestores, educadores, funcionários e monitores das oito escolas particulares que compõem a Rede Criança”, destacou a assessora de Programas Sociais da Sicredi VRP, Glaucia Cabral Moraes.
De acordo com Glaucia, as formações trataram das estratégias de vigilância e controle do novo coronavírus, bem como da higienização dos trabalhadores, crianças e ambientes. “As oficinas fizeram parte das últimas ações da parceria, o que possibilita o retorno às atividades escolares de maneira mais segura e gradativamente, conforme os protocolos governamentais”, ressaltou. Os professores e estudantes do projeto da Unisc que auxiliaram as escolas são provindos de diversos cursos da área da Saúde e da Gastronomia.
As ações da parceria iniciaram no mês passado, com a realização de uma enquete com as famílias sobre o retorno das atividades, que contou com a participação de mais de 300 pessoas. Além disso, a iniciativa realizou encontros virtuais que abordaram o plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19, em que cada escola produziu o seu material. Nos planos estão temas relacionados ao distanciamento social e cuidado pessoal, uso obrigatório de máscara de proteção facial, limpeza do ambiente, readequação dos espaços físicos e circulação social, distribuição e manipulação da alimentação escolar, bem como as medidas a serem tomadas em caso de suspeita ou confirmação da doença.
Além da intermediação entre os envolvidos, Glaucia explica que a Cooperativa apoiou a Rede Criança com toda a identidade visual necessária para o retorno das aulas e para a aquisição da ferramenta desenvolvida pela Imply Tecnologia, que controla a quantidade de pessoas que entram na escola, por meio de uma identificação via QR Code e gera um relatório que ajuda no monitoramento dos educandários.