sexta-feira, abril 18, 2025
InícioRegionalMais de 3,7 mil eleitores da região correm o risco de ter...

Mais de 3,7 mil eleitores da região correm o risco de ter o título eleitoral cancelado

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

Eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência nas últimas três eleições terão seu título eleitoral cancelado caso não regularizem a situação. O prazo que teve início na última quinta-feira, 20, termina em 19 de maio de 2025. Na região, são pelo menos de 3,7 mil eleitores que correm o risco de ter o título cancelado por não comparecerem às urnas nos últimos três turnos sem justificativa. Eles pertencem as Zonas Eleitorais 40 e 162 de Santa Cruz do Sul, que abrangem os municípios de Santa Cruz do Sul, Vale Verde, Vale do Sol, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Sinimbu, Gramado Xavier e Herveiras.

Aqueles que não compareceram às urnas e também não justificaram a falta nas últimas três eleições, estão sujeitos ao pagamento de multa. Caso não seja regularizado dentro do prazo, os eleitores inadimplentes podem sofrer restrições, como suspensão do CPF, impedimento para tirar passaporte, assumir cargo público e outras dificuldades burocráticas.

A consulta para verificar a regularidade do título pode ser feita pela internet, acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na seção “Autoatendimento Eleitoral” e selecionando a opção “Consultar situação eleitoral”. Aqueles cadastrados no aplicativo e-Título também receberão notificações sobre a possibilidade de cancelamento do documento por meio dos sites do JE Digital ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao acessar as plataformas e inserir o número do título de eleitor ou CPF, o eleitor poderá consultar sua situação eleitoral. Caso haja pendências, é possível emitir a guia de pagamento diretamente na página, com a opção de quitação via pix. A regularização também pode ser feita pelo aplicativo E-título. Após o pagamento, a situação será automaticamente regularizada.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS