Durante a reunião, a comitiva de Venâncio Aires apresentou oficialmente as medidas adotadas, principalmente diante da interrupção de cirurgias eletivas, dificuldades financeiras e da falta de interesse de uma nova diretoria para assumir o hospital, que é referência microrregional.
O prefeito destacou que a medida tem como objetivo garantir a continuidade dos serviços hospitalares e preservar o atendimento à população, mas reforçou que o momento exige o apoio imediato do Estado. “Estamos tratando de uma situação limite. O município já fez todos os esforços possíveis ao longo dos últimos anos e agora precisamos dessa parceria para assegurar o funcionamento do hospital e o atendimento à nossa população”, ressaltou Jarbas.
A secretária Arita Bergmann recebeu a demanda e destacou que o ato era necessário e exigiu coragem. Além de reforçar a necessidade de ampliar serviços para garantir novos repasses, o Estado se comprometeu a destinar equipe técnica para contribuir com o diagnóstico para aumento de repasses.
A agenda integra uma série de articulações institucionais que o município vem realizando para garantir a sustentabilidade do hospital e a retomada plena dos atendimentos. De acordo com o lider da nova comissão gestora, Tiago Quintana, já é intenso o trabalho em busca de alternativas financeiras e a próxima reunião política deve incluir representantes do Governo Federal em busca de novo teto MAC de repasses SUS para o HSSM.
Entenda o caso
Transparência editorial
O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.

