Definir ações contra o avanço da estiagem e do novo coronavírus (Covid-19). Esse foi o objetivo da reunião do comitê de gerenciamento de crise, na sala de reuniões da Prefeitura, nesta sexta-feira, 20.
“Tendo em vista a crise de falta de chuva que irá prejudicar a arrecadação do Município nos próximos dois anos, decidimos criar um comitê para debater e resolver o que pode ser feito para tentar amenizar essa crise. Além disso, para que Vale Verde não sofra tanto com o novo coronavírus, estamos tomando diversas ações para tentar frear essa pandemia no município”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Todas as medidas citadas abaixo começam a valer a partir da segunda-feira, 23.
Serviços essenciais continuam funcionando
Segundo o decreto publicado nesta sexta-feira, 20, mercados, farmácias, postos de gasolinas, agências bancárias e restaurantes, por serem essenciais às famílias, não irão fechar;
Ginásios, academias, bares, igrejas, festas, bingos, devem fechar. No entanto, se ocorrer a higienização correta do local, com disponibilização de álcool em gel e se houver controle de aglomeração, pode ficar aberto até às 19h. Depois, esses comerciantes podem fazer tele-entrega.
Medidas contra a estiagem
Para tentar amenizar a situação da falta d’água, está proibido o uso da água potável para lavar carros, calçadas e jardins;
A luz e a água dos acampamentos do Balneário Monte Alegre será cortada;
A hora máquina está reduzida para serviços prioritários de perfuração de poços e novos açudes.
Outras suspensões
Estão suspensas as duas linhas de ônibus dentro do município;
Recolhimento do lixo, com luvas e máscaras, continua;
A unidade móvel será colocada na rua para realizar as vacinas contra a gripe nesta segunda;
Estão prorrogados os prazos de todas as taxas e tributos municipais, como alvarás, conta de água, por 30 dias;
A creche a partir de segunda também estará fechada;
A Feproarte terá atendimento normal nesta sexta-feira, mas ficará suspensa a partir da próxima semana.
Horário das repartições públicas
A prefeitura e a Secretaria de Educação estarão com funcionamento interno. As Secretarias de Saúde, Obras, Agricultura e Assistência Social terão expediente normal, por conta da demanda da população.
O que deve fechar? Tudo o que não for essencial. Por exemplo:
Ginásios; Academias; Bares; Igrejas; Festas; Bingos.
O que deve ficar aberto? Tudo o que for essencial, como: Mercados; Farmácias; Postos de gasolinas; Agências bancárias; Brigada Militar segue normalmente; Restaurantes.
Estavam presentes na reunião o prefeito; vice; secretários de Administração e Finanças, Agricultura e Obras, Assistência Social, Saúde; membros do comércio; setor contábil; educação; jurídico; e meio ambiente.
Assessor de imprensa da Prefeitura
Guilherme Ubatuba Teixeira