terça-feira, outubro 8, 2024
InícioSuzana SilvaDESAPEGO. - SUZANA SILVA

DESAPEGO. – SUZANA SILVA

Existem vários tipos de atitudes mentais que influenciam diretamente em nossas vidas; coisas que vieram lá de nossa infância, formas de pensar e agir de nossos pais que permanecem impregnadas em nosso dia a dia e muitas vezes nem notamos.  Quem de nós já não ouviu dizer que uva e melancia não pode misturar que faz mal, isso é apenas uma das coisas que ouvimos dizer quando éramos criança e para muitos ainda fica aquela dúvida será que pode comer? E se fizer mal? Hoje isso já foi esclarecido, mas assim como esse mito muitas outras coisinhas que inculcaram em nossa mente, permanece muito viva, mesmo sendo nos hoje, pessoas maduras e mais informadas. Quantas pessoas hoje sofrem por palavras que ouviram quando crianças, carregam traumas e tem problemas emocionais seríssimos.  Certa feita alguém me conto que quando era criança foi em um piquenique e lá uma menina sem trava na língua e que se achava melhor que as outras, humilhou muito a colega dizendo palavras pejorativas, na hora a menina que foi humilhada ficou calada, sem reação, mas a partir daquele dia carregou consigo uma mágoa muito grande e sempre se sentia inferior, mesmo depois da adolescência não conseguia nem ver a colega, que relembrava tudo de novo, passou-se muitos anos porém aquelas palavras permaneciam lá no coração e machucavam muito. Um dia essa pessoa resolveu perdoar, foi então que conseguiu se desapegar daquele sentimento negativo, e se tornou mais leve. E assim como esse fato, quantos outros causaram problemas na vida de outras pessoas? Quanto sofrimento emocional existe por causa de palavras que não deviam ser ditas? Mais palavras não voltam, por isso devemos ter cuidado com o que pensamos e falamos, é preciso ter freio na língua?

- Publicidade -

Se por acaso você sofre porque alguém que um te humilhou, não carregue isso consigo, desapega desse sentimento nocivo e prejudicial, e o único antidoto para reverte,r chama-se perdão. Alguém pode dizer eu não consigo, realmente perdoar alguém que nos ofendeu não é fácil, mas isso é um bem que fazemos a nós mesmo.

Jesus nos ensinou com seu exemplo que precisamos perdoar, Depois de tanta humilhação sem motivo algum, pregado lá na cruz, sendo esbofeteado cuspido e ouvindo inúmeras agressões verbais por seus malfeitores, Ele disse a Deus, perdoa porque não sabem o que fazem.  Também tem ensinamentos na oração universal do Pai Nosso que diz “Perdoa as nossas ofensas, assim como perdoamos quem tem nos ofendido”. Todos nós pecamos, temos nossas falhas, não somos perfeitos, e queremos e precisamos alcançar a misericórdia de Deus e pra isso existe uma condição, se queremos perdão, temos que saber também perdoar. Precisamos nos desvencilhar de sentimentos de vitimíssimo, magoas, sentimentalismo que na real e sim egoísmo, muitas das vezes vemos pessoas cheias de mi mi mi parece que querem continuar apegados em velhos hábitos e rancores e deixam de viver uma vida plena.

“Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de vos” (! Pedro 5:7 ).

- Publicidade -

Disse Jesus: “Vinde a mim todos vos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS