segunda-feira, maio 20, 2024
InícioSaúdePasso do Sobrado: A prioridade é vacinar as pessoas de 67, 68...

Passo do Sobrado: A prioridade é vacinar as pessoas de 67, 68 e 69 anos

“Vieram novas remessas de doses de vacina, total de 190, a aplicação será na terça-feira, conforme agendamento com os agentes de saúde com prioridades nas idades de 67,68 e 69 anos. Será no ESF 1 em forma de drive trhu, para os demais idosos será feito um pré agendamento, em forma de cronograma para as próximas doses de vacina”, afirmou a secretária de Saúde Lurdes Canonica.

- Publicidade -

 

Na edição impressa de hoje do jornal Gazeta Popular, na matéria “Município recebeu mais 190 doses de vacina”, 

houve uma troca de informação por parte de quem passou a mesma para o jornal, com relação ao público alvo. O correto é :

- Publicidade -

A nova remessa de 190 doses, a Secretária de Saúde, destacou que a aplicação será na terça-feira, “vacinas serão pré agendadas de 60 anos pra cima. E prioridades 67 68 e 69 anos, agendadas com os agentes de saúde, e devem seguir as orientações da Coordenadora Regional para aplicar as doses”.

O Rio Grande do Sul recebeu, na sexta-feira dia 26, mais 290 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O novo lote veio com 62,6 mil doses de AstraZeneca e 227,4 mil doses de CoronaVac/Butantan. Com isso, o estado atinge 2.215.650 doses recebidas. Numa projeção, é possível dizer que o total de imunizantes é equivalente a 19,55% da população total do RS, como se um em cada cinco gaúchos recebesse ao menos uma dose. Como ambas as vacinas requerem duas aplicações, a quantidade recebida até o momento serve para imunizar 9,77% da população.

A região recebeu a nova remessa de vacinas contra a Covid-19, no total 9 mil unidades para os 13 municípios de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Para Passo do Sobrado, chegaram 190 doses da Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz).

- Publicidade -

No início da semana o município já havia recebido mais 180 doses, que foram aplicadas no dia 25 de março, em pessoas com mais de 70 anos.

A nova remessa de 190 doses, a Secretária de Saúde, destacou que a aplicação será na terça-feira, conforme cronograma de agendamento e que deverá ter por público alvo pessoas com mais de 60 anos. E seguir as orientações da Coordenadora Regional para aplicar as doses.

Vale Verde, recebeu mais 90 doses.

Pedido de vacinação de professores e policiais

Nesta quinta, durante a assembleia virtual do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde (Conass), a secretária da Saúde Arita Bergmann se posicionou pela antecipação da vacinação de professores e de profissionais das forças de segurança. O assunto será pautado na próxima segunda-feira (29), em reunião da Câmara Técnica do Ministério da Saúde, conforme acordo com a coordenadora do Plano Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fontana.

No entanto, conforme Arita, o colegiado de secretários considera que essa antecipação só poderá ser realizada depois que todos os idosos forem vacinados. A antecipação da vacinação destes grupos já ocorreu em alguns estados.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS