O deputado federal Lucas Redecker recebeu o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o vice-prefeito Celso Kramer, o presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Kappel e o presidente do Hospital São Sebastião Mártir, Luciano Spies, que pediram o apoio do parlamentar na busca de recursos para o hospital, que enfrenta uma séria crise financeira.
De acordo com o presidente, a dívida do hospital já ultrapassa a casa dos R$ 18 milhões e com prejuízos mensais médios na casa de R$ 650 mil. “Essa situação insustentável levou a direção do hospital, em conjunto com a administração municipal, nossa maior contratante, a formar um grupo de trabalho visando a elaboração de um plano de recuperação econômico-financeiro da entidade, o qual está em fase de execução”, disse Spier.
“Para que o hospital não paralise serviços, causando sérios prejuízos à saúde dos cidadãos desassistidos, e possa ter êxito no plano de recuperação, que está sendo desenvolvido, é de fundamental importância que o hospital consiga recursos”, afirmou o prefeito Giovane Wickert.
Redecker manifestou o seu apoio ao pleito e informou que a saúde é uma das prioridades do seu mandato. Segundo ele, quando a pessoa precisa de atendimento em saúde é também a ocasião quando ela mais necessita de dignidade no atendimento. O parlamentar aproveitou para informar que faz parte de diversas frentes parlamentares na Câmara dos Deputados que tem a saúde como tema principal, como é o caso da Frente Parlamentar Mista de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Frente Parlamentar para Informatização da Saúde, Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS), Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Usuários do Sistema Único de Saúde, entre outras.
Saiba mais sobre o hospital
Fundado em 1935, o Hospital São Sebastião Mártir possui mais de 11 mil metros quadrados de área, conta com 138 leitos para internação e uma equipe multiprofissional de mais de 500 funcionários e médicos. A entidade é o único estabelecimento hospitalar de Venâncio Aires e referência imediata para outros três municípios da microregião: Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, os quais perfazem uma população total de 83.650 habitantes. O atendimento abrange particulares e convênios, contudo a maior parte é do Sistema Único de Saúde, abrangendo 84% dos seus serviços.
Os serviços realizados abrangem um pronto atendimento 24 horas, com atendimento de urgência e emergência na região em áreas como atendimento integral nas clínicas médica, pediátrica, cirúrgica, obstétrica, psiquiátrica, ambulatório de traumatologia, bem como leitos destinados a pacientes crônicos: além de uma UTI adulto moderna. Presta ainda atendimento especializado em terapia renal e hemodiálise, entre outros.