domingo, abril 28, 2024
InícioSaúdeHospital Santa Cruz promove 1º Workshop sobre Gerenciamento de Antimicrobianos

Hospital Santa Cruz promove 1º Workshop sobre Gerenciamento de Antimicrobianos

O Hospital Santa Cruz (HSC), por meio da Meta 3 do Núcleo de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp), em ação conjunta com o Núcleo de Gerenciamento de Antimicrobianos (NGA), promoveu no dia 31 de outubro o 1º Workshop sobre Gerenciamento de Antimicrobianos no Hospital Santa Cruz. O evento teve como tema Desvendando o mundo dos antimicrobianos: Estratégias para o uso responsável e eficaz.

O workshop foi realizado no auditório do curso de Medicina, localizado junto ao Hospital, e foi direcionado aos profissionais de saúde da Instituição, com destaque para enfermeiros, farmacêuticos, residentes de enfermagem e farmácia. O gerenciamento adequado de antimicrobianos é de extrema importância no ambiente hospitalar, visando à eficácia do tratamento, à redução de resistência bacteriana e à prevenção de eventos adversos relacionados ao uso dessas substâncias.
Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, discutir estratégias para o uso responsável de antimicrobianos e compartilhar experiências e melhores práticas na área. O evento contou com as palestras da enfermeira Eliane Carlosso Krummenauer e da médica infectologista Gabriela Caeran, que proporcionaram aos participantes uma visão abrangente e atualizada sobre o assunto.
“O enfermeiro desempenha um papel crucial no gerenciamento de antimicrobianos, assegurando a administração correta, monitorando os pacientes quanto a possíveis efeitos colaterais e contribuindo para a promoção do uso responsável desses medicamentos”, contextualiza a enfermeira líder da Meta 3, Greice Leal. Segundo a farmacêutica clínica e líder do time operacional do NGA, Rochele Menezes, esse momento contribuiu para a melhoria dos cuidados de saúde e à promoção de práticas responsáveis no uso de antimicrobianos, principalmente no que diz respeito à administração desta classe terapêutica.
De acordo com a enfermeira coordenadora do Nigersp, Adália Loureiro, essa atividade faz parte de um conjunto de ações alusivas à Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana (RAM), que ocorre no mês de novembro, onde diversas atividades são realizadas em todo o mundo, incluindo palestras, conferências, campanhas de mídia, workshops e iniciativas de educação em saúde.
- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS