sábado, maio 18, 2024
InícioCoronavírusEsclarecimentos sobre o Coronavírus

Esclarecimentos sobre o Coronavírus

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Passo do Sobrado, preocupada com a questão do coronavírus, iniciou um ampla divulgação sobre o assunto. Primeiro foi na segunda-feira, na Câmara de Vereadores onde o secretário Emanuel e a enfermeira Josiane Kroth, participaram da Sessão, falando do assunto. Depois na quarta-feira a tarde quando divulgaram um vídeo na Página do Jornal Gazeta Popular no Facebook.

- Publicidade -

Emanuel explanou sobre orientações de prevenção ao Coronavírus. Onde apresentou o decreto emitido pelo governo do Estado na sexta-feira, dia 13 de março, o qual proíbe diversos eventos no Rio Grande do Sul. Relatou que durante o fim de semana discutiu medidas para conter o avanço do Coronavírus em Passo do Sobrado. Medidas essas que resultaram no Decreto nº 034 assinado pelo Prefeito Helio, o qual proíbe atividades escolares. Emanuel informou que os programas, Pratique Saúde e Oficinas Terapêuticas estão com atividades suspensas prazo indeterminado. Além disso, apresentou um fôlder, o qual será distribuído à população, onde constam medidas de prevenção ao Coronavírus.

Segundo Emanuel, “profissionais da saúde passarão a adotar o uso de máscaras para tratar os pacientes”. O Secretário comentou a respeito dos exames deliberados pelo Cisvale, “nos próximos dias tinha-se a intenção de liberar mais uma etapa, porém se aguardará a passagem do pico do Coronavírus, para novos encaminhamentos.” disse o secretário.

Já a enfermeira Josiane Kroth que explicou a gravidade do contágio em massa do Covid-19. “Devem tomar uma série de medidas preventivas para conter o seu avanço, como não participar de eventos e festas ou qualquer aglomeração de pessoas. O coronavírus é como uma gripe, não é tão mortal como H1N1, mas sua transmissibilidade é muito maior”, disse a enfermeira.

- Publicidade -

Segundo Josiane, “o país não dispõe de estrutura para suportar uma pandemia desta gravidade, então é necessário prevenir para que não haja um grande número de casos da doença. Segundo os os alertas emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde, os mais vulneráveis à doença são idosos e pessoas hipertensas e diabéticas, os jovens e adultos adoecem, mas a taxa de mortalidade é menor”, disse Josiane.

Sobre a campanha de vacinação de prevenção contra gripe, que inicia na próxima, será realizado uma reunião para decidir como será organizada, mas adianta que levará até as comunidades a vacinação para evitar a aglomeração de pessoas.

A enfermeira ainda falou dos casos Covid-19, onde citou dados da doença até aquele dia. Os dados consistiam em 98 casos confirmados no Brasil, 1485 suspeitos e 1344 descartados. Dessa data para cá aumentou continuo. Citou que no Rio Grande do Sul havia 4 casos confirmados e 201 suspeitos até aquele momento. Josiane salientou a importância de adotar medidas de prevenção. Pediu à população que somente procure ajuda médica em casos de urgência e emergência, ou que liguem para o Posto de Saúde para informações, que evite lugares fechados e aglomerações de pessoas, pois pessoas com sintomas da Covid-19 podem procurar a unidade de Saúde e poderão transmitir o vírus antes mesmo de ser diagnosticado com a doença.

- Publicidade -

As medidas de prevenção apresentadas pela enfermeira foram, lavar muitas vezes ao dia as mãos com água e sabão, ao tossir ou espirrar usar a antebraço, usar álcool gel antes de sair e quando voltar a casa, evitar beijos e abraços ao se cumprimentar, manter ambientes arejados, evitar ar condicionado, não compartilhar toalhas e evitar aglomerações.

O presidente do Legislativo, vereador Vinicius Rosa colocou a palavra a disposição dos vereadores para tirarem suas dúvidas com a Enfermeira. O vereador Elísio perguntou se em Passo do Sobrado há algum caso suspeito, e se o monitoramento da 13ª Coordenadoria de Saúde identificou alguma suspeita na Microrregião.

Josiane respondeu que há em torno de 15 casos aguardando resultados definitivos, mas nenhum em Passo do Sobrado, até aquele momento, mas há boatos de que pessoas tiveram contato com deputada suspeita de estar com a doença.

A Vereadora Celina perguntou quanto tempo leva para a doença se manifestar após ter contato com alguém infectado.

Sobre isso Josiane, disse que é relativo de organismo para organismo e que geralmente leva em torno de 7 dias, e que mesmo sem apresentar sintomas, o indivíduo pode transmitir o vírus. A enfermeira falou sobre uso do medicamento Ibuprofeno, o qual pode agravar os casos de Covid-19, podendo até mesmo levar a óbito, portanto deve ser evitada a automedicação.

Em resposta a Vereadora Nubia, a enfermeira falou que em caso de contato com pessoas contaminadas e vierem a ter sintomas de gripe, como febre, cabe procurar ajuda ligando para a Saúde, para que os profissionais realizem uma visita domiciliar ao paciente, onde coletarão material para análise.

Josiane lembrou que o município é pequeno e por isso não sabe como se comportaria a equipe, diante de um contágio maior da doença com poucos profissionais para atender. “Sendo assim é melhor prevenir o adoecimento e que caso alguém tenha febre acima de 37,8, tosse seca e coriza procure ajuda ligando para nos” disse Josiane.

A enfermeira destacou que todas as pessoas que estiveram viajando para exterior nos últimos 14 dias já são considerados suspeitos de portar o Coroanavírus. “Todos devem pensar no bem coletivo, esse vírus possui uma alta transmissibilidade”, disse Josiane.

O Vereador Airo questionou a possibilidade de contrair a doença sem ter contato com alguém infectado. A enfermeira destacou que há possibilidade de contrair o vírus mesmo sem contato direto com pessoas infectadas, isso porque há animais como morcegos, galinhas, cobras, podem se infectar e transmitir os vírus. Mas que no Brasil ainda não há nenhum registro de transição feita através animais. “Os povos de outros países que costumam comer iguarias com carnes cruas, como o chinês tem habito de peixe cru, por isso é importante cozinhar bem os alimentos como carne e ovos” disse a enfermeira.

Sobre os exames para detectar o vírus, pergunta da Vereadora Nubia, Josiane respondeu que a coleta do material para análise do Covid-19 é feito via oral e nasal, sequencialmente a amostra é enviada para análise em Porto Alegre com prazo de 3 a 5 dias para os resultados finais.

A Enfermeira concluiu avisando a população que não há necessidade de estocar alimentos em casa. Por fim o Presidente Vinicius, agradeceu as explicações da enfermeira, a qual ele julgou muito sabia sobre o assunto e engajada em ofício profissional.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS