domingo, abril 20, 2025
InícioSanta Cruz do SulAssociação Luz Azul pede área para construção de sede própria

Associação Luz Azul pede área para construção de sede própria

Atualmente a entidade que atende 300 autistas e suas famílias, utiliza uma sala dentro do Girassol Centro Municipal de Atendimento, porém pequena para o tamanho da demanda

Representantes da Luz Azul Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul foram recebidos pelo prefeito Sérgio Moraes e pela primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Silva, na tarde desta quarta-feira, dia 29, no Salão Nobre do Palacinho. Na pauta do encontro o pedido de cedência de uma área para construção da sede própria da entidade, que existe há uma década e hoje dá suporte a cerca de 300 autistas e suas famílias.

- Publicidade -

Atualmente a entidade utiliza uma sala dentro do Girassol Centro Municipal de Atendimento, porém pequena para o tamanho da demanda. Um espaço próprio, segundo o presidente da entidade, Eder Marcos da Silva Lemos, vai permitir melhores condições para o acolhimento, a realização de reuniões, suporte a pais e mães e promoção de oficinas para autistas fora do ambiente escolar. “Para a construção da futura sede, vamos fazer uma campanha e arrecadar os recursos junto à comunidade”, explicou ele. Quanto ao projeto arquitetônico, já está garantido e será disponibilizado de forma voluntária por duas arquitetas.

Durante o encontro, que contou também com a presença da assistente social e conselheira fiscal Rejane Fátima Gorreis e da assessora jurídica Adriele Vargas, foram tratadas outras duas demandas. Uma delas, a criação de um comitê multissetorial para construção da Política Municipal de Atendimento à Pessoa com TEA. O órgão seria formado por áreas prioritárias como Social, Educação e Saúde e outras entidades representativas da comunidade autista.

A Associação também solicitou ao prefeito a criação do cargo de monitor da Educação Inclusiva na rede municipal de ensino, dada a crescente necessidade de efetivo apoio às escolas e suporte a alunos que precisam de um acompanhamento em razão de deficiência ou necessidades especiais, casa das pessoas com TEA.

- Publicidade -

Segundo a secretária Fátima, os pedidos são legítimos e o governo municipal está de portas abertas para ouvir a comunidade, conhecer as demandas e promover mais inclusão e cidadania. “Podem ter certeza que esta Administração terá um olhar muito especial para com os autistas e suas famílias”, disse.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS