terça-feira, maio 7, 2024
InícioCoronavírusComércio continuará trabalhando, mas com restrições, afirma Prefeito

Comércio continuará trabalhando, mas com restrições, afirma Prefeito

Em declaração após os pronunciamento do Governador Eduardo Leite, o prefeito de Passo do Sobrado Edgar Thiesen afirmou que o comércio do município continuará trabalhando, mas com restrições. 

- Publicidade -

O prefeito afirmou ainda que na terça- feira pela manhã estará reunido com o Comitê de Crise do Covid para editar as normativas e as regras para cada atividade no município. “Vamos avaliar cada seguimento e elaborar as regras e normativas. Até hoje,  não tivemos nenhuma vez em Bandeira Vermelha, portanto vamos definir os regramentos.  Estamos adotando o sistema de cogestão conforme acordado com os municípios da Amvarp”, disse Edgar.

Um apelo que o prefeito Edgar fez aos comerciantes, é para que os mesmos colaborem e orientem as pessoas a utilizarem mascaras e álcool gel. Também pediu para que a população fique em casa. “Pedimos a todas as pessoas que não precisam sair de suas casas que não o façam e quando for necessário sair que utilizem máscara. Também pedimos a todas as pessoas que não tem necessidade de ir até a unidade de Saúde do Município para que não vá”, disse Edgar.

“Estamos orientando ao comércio para que faça as adaptações, por isso, colocamos o setor de fiscalização na rua ainda nesta segunda para que eduque e oriente as pessoas”, disse Edgar.

- Publicidade -

 

Mudanças no Unidade de Saúde

O atendimento na Unidade de Saúde de Passo do Sobrado, passou por alterações no último final de semana. Segundo informou o Prefeito Edgar Thiesen, “está sendo feito uma triagem das pessoas que chegam na unidade de Saúde, e após o encaminhamento para o atendimento. Com isso, estamos agilizando o atendimento das pessoas que chegam com sintomas do Covid e separando do atendimento normal da unidade de Saúde, centralizamos o atendimento no ESF1, disse Edgar.

- Publicidade -

 

Captura de Tela 2021 02 22 às 17.42.53

Eduardo Leite mantém a cogestão, mas determina o fechamento de todos os estabelecimentos após as 20h.

Após reunião com o Gabinete de Crise da Covid-19, a Famurs e os prefeitos, na segunda-feira, dia 22/02, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que irá manter o sistema de cogestão na bandeira preta, mesmo sendo a mais alta classificação do modelo de Distanciamento Controlado.

Eduardo Leite, comunicou que as restrições à circulação de pessoas no Rio Grande do Sul, que desde sábado valem das 22h às 5h, serão antecipadas para às 20h, e valem até o dia 1° de março.

“A imensa maioria dos prefeitos solicitou que mantivéssemos a cogestão e ouvindo eles ficou claro que não teríamos condição de suspender a cogestão neste momento”, disse Eduardo Leite. “Como não havia espaço para suspender, fica aqui o apelo para que eles façam cumprir os protocolos. Nossas forças de segurança estão focadas e mobilizadas para que se cumpram os protocolos restritivos”. 

Segundo Eduardo Leite, o momento da pandemia no RS é o mais crítico e será preciso que toda a população se engaje no cumprimento dos protocolos. “A velocidade das internações segue no mesmo ritmo da semana passada e até um pouco mais acentuada (…) a velocidade com que conseguimos abrir leitos não acompanha a velocidade com que o vírus está agindo”. 

Quanto aos recursos apresentados pelas regiões, depois da análise dos mesmos, não aceitamos nenhum dos mesmos e mantivemos as 11 regiões classificadas na bandeira preta e 10 na bandeira vermelha, os dois níveis mais altos de risco para o coronavírus. Uma nova reunião do governador com os prefeitos foi marcada para a próxima quinta-feira. 

Quanto as escolas Eduardo Leite, disse que será permitida as atividades na educação infantil.

Como o Governador Eduardo Leite, manteve a cogestão, e os municípios do Vale do Rio Pardo, através da Amvarp, já haviam acordado, serão adotado os critérios e as restrições da Bandeira Vermelha.

O governador destacou que apenas a educação infantil 1º e 2º anos, estão autorizados a funcionar.

Os jogos de futebol podem ocorrer, porém não pode ter aglomerações devido aos mesmos.

Os mercados assim como, todos os demais estabelecimentos devem fechar às 20h, podendo abrir após às 5h do dia seguinte, adotando os protocolos de segurança.

O governador anunciou que as medidas são até a quinta-feira, quando haverá uma nova reunião com os Prefeitos para avaliar a situação. “Vamos ter uma nova reunião na quinta-feira, e após poderemos tomar novas medidas, até mais restritivas, pois estamos no final do mês e uma grande parcela da população ainda está em férias”, disse Eduardo.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS