Início Notícias Páscoa representa oportunidade para incrementar vendas

Páscoa representa oportunidade para incrementar vendas

20

Essencial para as lojas especializadas em venda de chocolate, a Páscoa também movimenta o comércio varejista de forma macro, representando um período de ótimas oportunidades de negócios. Ovos de Páscoa, bombons e barras de chocolate lideram a preferência de quem pretende presentear na data, comemorada no próximo domingo, dia 20 de abril, mas brinquedos e roupas também aparecem na lista de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Datafolha.

Por isso, todo comércio deve estar atento à chance de atrair consumidores e incrementar as vendas nesta época do ano, ampliando o potencial do calendário do primeiro semestre, que conta com as expressivas datas de Dia das Mães e Dia dos Namorados. “A tradição pelo chocolate na Páscoa é muito forte, e saber explorar o desejo de compra do consumidor manifestado nessa data pode significar uma venda a mais, com ele adicionando outros itens na cesta de Páscoa, além do chocolate”, diz o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

Mesmo com a grande alta do preço do cacau – acima dos 180% de 2023 para cá –, a data deve movimentar em todo o país R$ 5,3 bilhões. O montante, segundo a mesma pesquisa, representa alta de 26,8% em relação ao ano passado. De maneira geral, no Rio Grande do Sul, a Federação Varejista estima um aumento de 10% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Um dos motivos é a variedade de opções. De chocolates clássicos a sabores exóticos, a indústria também trabalha o lado emotivo das pessoas, com o relançamento de alguns produtos icônicos. A conexão emocional é um dos motivos para atrair consumidores, assim como ofertas e experiências de compra em ambientes temáticos e com atendimento personalizado.

Essa, aliás, é uma das dicas de Pioner para que o varejo esteja preparado para a data. Ele também destaca a importância de um mix diversificado e de utilizar o marketing digital para promover ofertas e engajar o público. “Contar com uma boa leitura de tendências de consumo e de estratégia de vendas tornará a Páscoa ainda mais doce para os comerciantes”, diz Pioner.