Na tarde desta quinta-feira (8), o mundo católico testemunhou um momento histórico com a primeira aparição pública do novo pontífice da Igreja Católica: Papa Leão XIV. Da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ele fez seu primeiro discurso após ser eleito pelo conclave como o 267º sucessor de São Pedro. Norte-americano de nascimento, Robert Francis Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos a assumir o cargo máximo da Igreja.
Com um semblante sereno e um tom acolhedor, Leão XIV abriu seu discurso com as palavras que, segundo ele, são as primeiras ditas por Cristo ressuscitado:
“A paz esteja com todos vocês.”
O novo papa destacou o desejo de que essa paz alcance não apenas os fiéis presentes na Praça de São Pedro, mas todo o mundo. “Quero que a paz chegue a toda a terra”, disse. A mensagem de união, justiça e misericórdia permeou toda a sua fala, evidenciando um pontificado que promete continuidade com os valores promovidos por seu antecessor, Papa Francisco.
Agradecimento e humildade
Com simplicidade, Leão XIV agradeceu a Francisco por seu legado, dizendo apenas: “Obrigado, Papa Francisco.” Em um momento de leveza, fez menção à própria nacionalidade americana de forma bem-humorada, afirmando que havia sido “buscado quase no fim do mundo” — uma alusão à célebre frase usada por Francisco em 2013, quando foi eleito vindo da Argentina.
Perfil do novo pontífice
Robert Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e também possui cidadania peruana. Missionário durante anos no Peru, é conhecido por sua atuação pastoral nas comunidades mais carentes. Antes de sua eleição, era prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais importantes da Cúria Romana.
Sua eleição sinaliza a continuidade de uma Igreja voltada para as periferias, sensível às causas sociais e comprometida com a escuta do povo de Deus.
Expectativas para o novo pontificado
Ainda que seu pontificado esteja apenas começando, as palavras iniciais de Leão XIV indicam um compromisso com o diálogo, com a justiça social e com uma Igreja que caminha ao lado dos pobres e marginalizados. Fiéis de diversas partes do mundo receberam com entusiasmo a escolha do novo papa, que inicia sua missão com humildade e firmeza espiritual.
Vatican News
Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam! “Anuncio-vos uma grande alegria; temos um Papa!”.
Há poucos instantes, da Sacada Central da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti pronunciou a tão aguardada fórmula em latim, comunicando a Roma e ao mundo o nome do novo Sucessor de Pedro:
“Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIII.
Traduzindo para o português: “O eminentíssimo e reverendíssimo senhor, senhor Robert Francis, cardeal da Santa Igreja Romana PREVOST, que se impôs o nome de Leão XIV”.
Às cerca de 100 mil pessoas que lotavam a Praça São Pedro e Via da Conciliação, o novo Pontífice dirigiu as seguintes palavras”:
“A paz esteja com todos vocês!
Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja com vocês!
Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante. Ela vem de Deus, Deus que nos ama a todos incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco que abençoava Roma!
O Papa que abençoava Roma concedia a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me prosseguir com essa mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos em frente. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e seu amor. Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco!
Quero também agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram para ser o Sucessor de Pedro e caminhar junto com vocês, como Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para sermos missionários.
Sou filho de Santo Agostinho, um agostiniano, que disse: “com vocês sou cristão e para vocês bispo”. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo àquela pátria que Deus nos preparou.
À Igreja de Roma, uma saudação especial! [Aplausos] Devemos buscar juntos como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, dialoga, sempre aberta para receber como esta praça com os braços abertos. A todos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor.
(em espanhol)
Y si me permiten también, una palabra, un saludo a todos aquellos y en modo particular a mi querida diócesis de Chiclayo, en el Perú, donde un pueblo fiel ha acompañado a su obispo, ha compartido su fe y ha dado tanto, tanto para seguir siendo Iglesia fiel de Jesucristo.
Tradução:
E se também me permitem, uma palavra, uma saudação a todos aqueles, e em particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu muito, muito para continuar sendo Igreja fiel de Jesus Cristo.
A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, do mundo inteiro, queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.
Hoje é o dia da Súplica a Nossa Senhora de Pompeia. Nossa Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com sua intercessão e seu amor.
Por isso, gostaria de rezar junto com vocês. Rezemos juntos por esta nova missão, por toda a Igreja, pela paz no mundo e peçamos esta graça especial a Maria, nossa Mãe.”