sexta-feira, maio 2, 2025
InícioNotíciasCom gesto histórico, Sérgio Moraes e Helena Hermany inauguram Viaduto do Arroio...

Com gesto histórico, Sérgio Moraes e Helena Hermany inauguram Viaduto do Arroio Grande

 

- Publicidade -

Na manhã desta quarta-feira, 30, em um dos momentos mais simbólicos da história recente de Santa Cruz do Sul, o prefeito Sérgio Moraes entregou oficialmente à comunidade o Viaduto Prefeito Edmundo Hoppe — uma obra grandiosa não apenas por sua estrutura, mas também pelo gesto político que a acompanhou. A presença da ex-prefeita Helena Hermany, que participou da cerimônia a convite de Moraes, transformou a inauguração em um marco de civilidade e maturidade institucional.

A estrutura, localizada no entroncamento das avenidas Deputado Euclides Nicolau Kliemann e Presidente Castelo Branco, no Bairro Arroio Grande, foi projetada para pôr fim aos congestionamentos crônicos em uma das áreas mais movimentadas da cidade. Um investimento aguardado há anos pela população, que promete transformar o fluxo de trânsito na região.

- Publicidade -

Em seu discurso, Sérgio Moraes destacou o compromisso em dar continuidade ao que foi iniciado por outras gestões. “Continuar obras sempre foi um hábito meu, e honrar com a minha palavra sempre foi um costume meu”, afirmou. Ele ainda relembrou uma promessa feita durante a campanha eleitoral, quando garantiu que, se eleito, colocaria o nome e a placa da ex-prefeita no viaduto — e afirmou que estava apenas cumprindo o que havia dito. O prefeito também ressaltou a importância da união política em benefício da cidade e fez um desabafo ao lembrar que, em outros tempos, sentiu a dor de ter seu nome excluído de obras que idealizou. “Realizar uma obra e não ter o seu nome lá escrito machuca. Eu fui machucado em outros tempos e carreguei isso comigo”, frisou.

Na cerimônia, Moraes convidou a ex-prefeita para o descerramento da placa inaugural e o levantamento dos cones que marcaram a liberação oficial do trânsito no viaduto. Também participaram do ato o ex-secretário de Obras, Edmar Hermany, marido da ex-prefeita, vereadores, secretários municipais e outros representantes da Administração.

Emocionada, Helena Hermany chamou os familiares de Edmundo Hoppe para se posicionarem ao seu lado durante o seu pronunciamento e destacou o simbolismo do momento: “É importante para nós, que crescemos juntos. Uma homenagem muito especial para mim e para todos vocês”. Ela agradeceu o atual prefeito pelo convite. “Quero te agradecer, Sérgio, por esse gesto de grandeza. Santa Cruz merece isso, essa maturidade política de um prefeito continuar a obra do outro”, disse.

- Publicidade -

Ela também celebrou o significado do investimento. “É o primeiro viaduto na história do nosso município que foi feito por recursos da prefeitura. Que este viaduto, que une toda a nossa cidade de norte a sul, seja o que une todos nós, prefeitos. Apesar das nossas divergências, o que todos nós temos é o amor por Santa Cruz”, pontuou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Nicole Weber, também foi convidada a se manifestar. Ela lembrou as dificuldades enfrentadas por moradores e comerciantes durante o período de obras e destacou o impacto positivo da entrega: “Isso aqui é muito mais que uma obra concluída. Isso aqui é uma tranquilidade para a comunidade, não só do Arroio Grande. É um presente grande para todo santa-cruzense que utiliza esse local, que agora vai ter um escoamento de veículos de forma muito mais fácil”. Nicole elogiou ainda a atitude do prefeito em valorizar a ex-prefeita: “É bonito o teu gesto de chamar a Helena para fazer a apresentação desta placa. A gente tem que baixar as armas nesse momento e dizer que tudo pela comunidade é feito pelo melhor”.

O secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, fez questão de agradecer os servidores públicos e os colegas de governo que contribuíram para a viabilização do projeto. “Foram grandes parceiros e sem eles nós não conseguiríamos cumprir os prazos com os quais nos comprometemos”, afirmou, destacando a parceria principalmente com os secretários Francisco Carlos Smidt (Obras e Infraestrutura), Edson Kern (Serviços Públicos) e Reginaldo Martins Brito de Campos (Segurança e Trânsito). Vanir também lembrou que, além do investimento superior a R$ 12 milhões, a Prefeitura executou outras intervenções não previstas inicialmente, como iluminação pública e melhorias no entorno. “A gente precisava agilizar o ritmo dessa obra e assim fizemos, para entregar à comunidade o mais rápido possível. Ao prefeito Sérgio e ao vice Alex Knak, meu reconhecimento pelo pulso firme”, concluiu.

Sobre a obra

Com 264,83 metros de extensão, o viaduto foi feito pelo Consórcio Giovanella Porto Beton, vencedor da licitação. A construção envolveu etapas de alta complexidade, como o deslocamento de redes pluviais, de abastecimento de água tratada e de média tensão elétrica, além da execução das fundações e da estrutura pré-moldada. Também foram realizadas intervenções no entorno, como repavimentação das vias, instalação de paisagismo e construção de calçadas. A obra – um dos principais projetos do governo da então prefeita Helena Hermany – teve início em 1º de agosto de 2023 e, após quase dois anos de trabalho, foi oficialmente entregue à população.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS