No sábado, 23, o grupo de mulheres percorreu 14 quilômetros com o objetivo de enaltecer o empoderamento da mulher
Rosibel Fagundes
A 2ª edição da Cavalgada Flor Gaúcha, realizada no sábado, 23, em Passo do Sobrado, contou com a participação de mulheres de diversos municípios da região. A iniciativa que é promovida pelo Departamento Cultural do CTG Gaudérios da Querência, e que acontece sempre no mês de março, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher e também celebra o aniversário do município.
De acordo com a coordenadora cultural do CTG Gaudérios da Querência, Carla Cristina da Rosa, a cavalgada é um momento para enaltecer o empoderamento da mulher, bem como, fortalecer o amor pela tradição gaúcha. “A mulher sempre teve um papel importante na construção da sociedade e cada vez mais ganha espaço e voz no tradicionalismo. E a Cavalgada Flor Gaúcha teve como objetivo homenagear as mulheres que com bravura e coragem enfrentam os desafios do dia a dia, mostrando-se protagonistas do seu tempo e seu espaço”, afirma.
A cerimônia de abertura ocorreu às 8h, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no centro de Passo do Sobrado, com a participação da vice-prefeita Celina Fagundes da Rosa, da primeira-dama Catiéle Hass, da patroa do CTG Gaudérios da Querência, Tânia Kroth além de outras autoridades e lideranças femininas. Após a acolhida das cavalarianas de Passo do Sobrado e de representantes da Cavalgada das Anitas de Santa Cruz do Sul, uma benção foi proferida ao grupo, pela ministra Janete Weber.
No lombo do cavalo ou prestando apoio, as mulheres percorreram um trajeto de mais de 14 quilômetros, num momento de integração, amizade e cultivando os verdadeiros valores e costumes da tradição gaúcha comenta Carla. O encerramento da cavalgada ocorreu com almoço no Balneário Queiroz, em Passo da Mangueira.
“O percurso foi tranquilo, com muita integração, alegria e com o pensamento na próxima cavalgada. A chegada foi emocionante com a participação dos familiares e amigos que nos esperavam no Balneário Queiroz para saborear um delicioso almoço”, destaca.
A tarde, a programação seguiu com sorteio de brindes doados pelas integrantes da cavalgada e pelo comércio local, e momento dedicado à saúde da mulher com a equipe dos óleos essenciais do Terra. O evento teve ainda, a participação das prendinhas Maria Eduarda, Isadora, Sofia e Luna, que recitaram poesias em homenagem aos 32 anos de Passo do Sobrado.
“O Departamento Cultural do CTG Gaudérios da Querência agradece a Inspetoria Veterinária de Passo do Sobrado, a Gazeta Popular e a todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para o sucesso da Cavalgada Flor Gaúcha, e desde já convidamos a todas as Mulheres para a cavalgada do próximo ano”, finaliza a coordenadora.