Programação contará com apresentação da escola de samba Unidos do Passo e
participação de Trio Elétrico e de escolas convidadas da região
Rosibel Fagundes
A festa de Carnaval em Passo do Sobrado ocorrerá no sábado, 17. A diversão começa às 18h30min. com desfile e apresentação da escola de samba Unidos do Passo e participação de Trio Elétrico e de escolas convidadas de outros municípios da região. A saída do desfile será na rua Rodolfo Antônio Bruckner, próximo ao Supermercado Jacobsen e segue até a Praça da Emancipação. No local, haverá baile com o Grupo Presença e Fox sonorizações.
O evento é uma realização da Associação de Amigos da Cultura (ACEISP) com o apoio da Prefeitura Municipal. A expectativa é positiva, como ressalta a Coordenadora de Cultura, Tatiana Thiesen da Silva. “Ainda não sabemos quantas escolas de fora vão participar, estamos aguardando a confirmação porque tem eventos de carnaval em municípios vizinhos, e algumas escolas faltam confirmar ainda. A expectativa é de que o público compareça e assista ao desfile. A ideia do município é resgatar o carnaval que era uma cultura tão forte a tempos atrás e as pessoas sentem faltam, porque o carnaval faz parte do nosso folclore”, afirma.
Carnaval na região
Em outros municípios da região a folia começou mais cedo. Em Santa Cruz do Sul, a programação teve início no último dia 03, com o tradicional Bailinho da Borges. Já o desfile das escolas de samba que será realizado na Rua Marechal Floriano, acontece no dia 17 de fevereiro, com participação de Acadêmicos do União, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte, Imperadores do Ritmo e Unidos de Santa Cruz.
Em Rio Pardo, as festividades na Rua Andrade Neves, também conhecida de Avenida Gogóia, tem início na quinta-feira, dia 8, com ensaio técnico, das escolas. No sábado, 10, a programação começa às 20 horas com a descida da Corte do Carnaval acompanhada da Banda Bébi, já tradicional nos festejos. Três agremiações disputam o título este ano. A última campeã, Enamorados, não desfilará. A primeira escola a desfilar é Candangos, às 21 horas. Em seguida, às 22h20, é a Realeza da Vila. A Embaixadores do Ritmo encerra os desfiles da disputa, às 23h40. Cada escola tem o tempo mínimo de 50 minutos e máximo de 65 minutos de desfile e precisa apresentar o mínimo de 200 componentes. Os quesitos que serão avaliados pelos jurados são: bateria, samba enredo, harmonia musical, tema enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, comissão de frente.
Em Venâncio Aires, serão duas noites. No sábado, 10, e na segunda-feira, 12, o público vai ter a oportunidade de acompanhar os desfiles de três escolas de samba na Rua Osvaldo Aranha. A programação inicia às 20 horas, em ambas as noites, e o trajeto na Rua Grande será entre a Cond´Eu e Jacob Becker. A abertura será feira pela Corte Municipal, seguida, também o desfile das cortes do interior, adulta e infantil e os Blocos da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva). No dia 10, a primeira escola a desfilar será a Fiel Tribo Guarani, seguida da Acadêmicos do Samba Négo e encerrando com a Unidos da Vila Freese. Já na segunda-feira, 12, a primeira será a Unidos da Vila Freese, seguida da Fiel Tribo Guarani e depois a Acadêmicos do Samba Négo.