sábado, abril 19, 2025
InícioNotíciasCâmara de Passo do Sobrado realiza Sessão Solene

Câmara de Passo do Sobrado realiza Sessão Solene

Resgate histórico de Passo do Sobrado:

- Publicidade -

A região que era conhecida por Couto (lugar seguro, refúgio) e servia como ponto de descanso, foi colonizada por portugueses que partiram de Rio Pardo. Em 1850, a localidade recebeu o nome de Passo do Sobrado devido a existência de uma passagem em um arroio, situado na entrada da cidade e próximo a este arroio, existia uma casa de madeira, conhecida por sobrado. Carroceiros e tropeiros atribuíam a essa passagem o nome de Passo do Sobrado. Na década de 30 o nome foi alterado para Flores da Cunha, no entanto a população não gostou e iniciou uma campanha para a retomada do nome original.

Desta forma, Passo do Sobrado, 2º distrito da cidade de Rio Pardo, foi crescendo, famílias foram se estabelecendo na localidade, desta forma, o comércio e a região foram se desenvolvendo e sentiu a necessidade de se tornar município, de emancipar-se da terra-mãe. No dia 8 de maio de 1990, foi criada a Comissão de Emancipação. A primeira tarefa da comissão foi levar a proposta para as comunidades, que fariam parte do futuro município de Passo do Sobrado, através de encontros. As comunidades aderiram a ideia e organizaram-se em Sub-comissões, 17 ao todo.

Em 10 de novembro de 1991, os eleitores de Passo do Sobrado foram às urnas para o plebiscito, que definiria pelo “sim” ou “não” da Emancipação. Com 86% dos votos a favor, Passo do Sobrado deu o grande passo para tornar-se um município independente. O ato final foi quando o município foi reconhecido e criado, em 20 de março de 1992, conforme Lei Estadual nº 9.545.

- Publicidade -

DSC 7059

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS