Na área de 5,7 hectares serão construídas 72 unidades habitacionais destinadas as vítimas da enchente que residiam em Vila Mariante
Rosibel Fagundes
O processo de demolição do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires, deverá ter início nos próximos dias. Na área de 5,7 hectares, que até então era de responsabilidade do Governo Estadual passa a ser do município, e serão construídas 72 unidades habitações por meio do programa estadual “A Casa é sua – Calamidade”, destinado a vítimas das enchentes de Vila Mariante. De acordo com o relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS), 220 casas foram completamente destruídas na localidade.
A empresa responsável pela demolição da estrutura do IPM será a Local Rental Demolição, Pavimentação e Terraplanagem Ltda, de Canoas. A assinatura do contrato ocorreu na última segunda-feira, 08. Após esta etapa, inicia a construção das casas, que será em painéis de concreto, pré-fabricados. Cada casa terá 44 metros quadrados, com dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas e banheiro. O prazo total de entrega é de quatro meses.
As obras de infraestrutura no local estão orçadas em aproximadamente R$ 4 milhões. A preparação do terreno será feita pelo município, que utilizará recursos do repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios ( FPM). Enquanto que a construção das casas será custeada pelo Governo, no valor de R$ 139,270 cada.