O Vaticano anunciou nesta segunda-feira, 28, que o Conclave para a escolha do novo papa terá início em 7 de maio. A decisão foi tomada durante a congregação geral de cardeais, realizada no mesmo dia.
A votação começará após o término do Novendiales, o tradicional período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco, que começou após o sepultamento, no último sábado (26).
Como parte dos preparativos, a Capela Sistina foi fechada para visitação pública e está sendo adaptada para receber o Conclave. Entre as mudanças, está a instalação da chaminé por onde será emitida fumaça preta ou branca, indicando, respectivamente, se houve ou não a escolha de um novo pontífice.
Durante o Conclave, os cardeais eleitores permanecem isolados na chamada “zona de Conclave” dentro do Vaticano, onde prestam juramento de absoluto sigilo sobre todas as etapas da votação.
Nos Conclaves anteriores, que elegeram Francisco em 2013 e Bento XVI em 2005, o processo foi concluído rapidamente, em apenas dois dias. Desta vez, 135 cardeais com menos de 80 anos — incluindo sete brasileiros — estão habilitados a participar da escolha.