O Tribunal de Justiça do RS emitiu decisão favorável ao pedido do Cpers de adiamento das aulas na rede estadual de ensino. O sindicato dos professores celebrou a decisão neste domingo,9.
A solicitação é em virtude do calor extremo previsto para esta semana, com máximas que devem ultrapassar os 40 graus em diversas cidades gaúchas. Com a alteração, as aulas devem iniciar no dia 17 de fevereiro.
A Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar, de Passo do Sobrado, que retornaria as atividades nesta segunda-feira,10, escreveu em suas redes sociais
“Comunicamos que fomos surpreendidos com a decisão judicial adiando o início das aulas nos próximos dias, pelas excessivas ondas de calor, previstas pelos institutos de meteorologia. Não entanto, esclarecemos que até o presente momento, nenhuma decisão nos foi repassada. Estamos acompanhando e aguardando a manifestação oficial da 6° Coordenaria de Educação ou da Secretaria Estadual da Educação. Todos estamos preocupados com esse impasse e diante dos questionamentos, o que temos no momento é aguardar! Mas estamos prontos ao retorno! Esperamos pela decisão o quanto antes”.
A decisão é da desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que observa que muitas escolas no estado não têm estrutura diante de calor excessivo como ventiladores, ar-condicionado e mesmo bebedouros para que as crianças e adolescentes possam se hidratar.