A Secretaria de Educação divulgou nesta semana os períodos para rematrículas, solicitações de vagas e matrículas na rede municipal de educação de Venâncio Aires. Os prazos começam a valer em novembro. A partir de segunda-feira (11), abre o período de rematrículas que vai até o dia 22. Esse período é tanto para escolas de educação infantil quanto de ensino fundamental.
As solicitações de vagas começam no dia 25 de novembro e vão até 11 de dezembro. Isso será feito por meio de um link que será divulgado até o início do prazo. A efetivação das matrículas ocorrerá no próximo ano, entre os dias 4 e 11 de fevereiro, nas escolas. O calendário foi apresentado às equipes diretivas durante reunião na tarde desta quinta-feira (7), conduzida pelo secretário de Educação, Emerson Henrique.
Rematrículas: As rematrículas devem ser feitas nas escolas onde os filhos estão matriculados, com apresentação da declaração de situação vacinal do aluno. Esse documento deve ser solicitado na unidade de saúde com sala de vacinação mais próxima à residência do aluno. Para recebê-lo, é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança. “É importante que os pais verifiquem a validade da situação vacinal, pois há casos em que a caderneta atualizada no ano passado ainda é válida”, destaca a coordenadora pedagógica Juliane Weiss Nidermayer.
Solicitações: As solicitações de novas vagas na rede municipal, assim como em anos anteriores, serão feitas por meio de um link que será disponibilizado. Será necessário informar os dados da certidão de nascimento da criança e comprovante de residência. “Esse comprovante precisa estar em nome do responsável legal pelo aluno. Caso o documento não esteja em seu nome, a declaração de residência deve ser entregue na recepção da Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 12 e 13 de dezembro”, informa Juliane. A divulgação dos inscritos com as respectivas vagas será feita no dia 31 de dezembro, no site da Prefeitura www.venancioaires.rs.gov.br e a efetivação das matrículas ocorrerá em fevereiro de 2025.
Para o processo de inscrição, caso alguma família necessite de auxílio, poderá dirigir-se a uma escola da rede municipal e solicitar ajuda. Para as turmas de cessão de uso, que atendem os alunos em escolas do estado, haverá um cronograma específico, que será informado pela professora da turma. A Secretaria de Educação alerta que todas as crianças que completam quatro anos até o dia 31 de março de 2025 precisam ser matriculadas na pré-escola.
A obtenção do documento de situação vacinal pode ser solicitada na Sala de Vacinas Central (antigo Posto Central), ESF Santa Tecla, ESF Gressler, ESF Coronel Brito, ESF Macedo, EAP Santa Emília, EAP Deodoro, EAP Centro Linha Brasil e EAP Tangerinas.